Mais atacante? Certeza?

É sempre um desafio escrever sobre o Flamengo, especialmente quando o time ganha jogando mal ou quando perde jogando bem. No caso das vitórias jogando mal, não se pode apontar as falhas, ou dizer que um jogador se superou, e que na realidade trata-se de um jogador limitado. No caso contrário é ainda mais complicado, é preciso que se diga que o time jogou mal, não importa se o gol do adversário saiu apenas de um lance fortuito, escrever sobre o Flamengo é sempre uma missão. Torcida apaixonada é sempre mais amor do que razão.

Estou escrevendo essa coluna algumas horas depois do jogo contra o São Paulo. Não vou comentar os detalhes do jogo especificamente, mas vou apontar para uma questão que ainda não consigo responder: alguém pode explicar quais as razões que levam a comissão técnica a não se posicionar com relação a falta de laterais bons no elenco? Na melhor leitura que faço dos nossos laterais, eles são apenas razoáveis (quando estão em grandes dias). Faz alguns meses que o nosso técnico vem jogando com apenas um volante. Qualquer pessoa que minimamente entende alguma coisa sobre tática identifica a necessidade de grandes laterais para esquemas com apenas um volante. Eles precisam ser rápidos, inteligentes na cobertura, e que saibam cruzar, já que tem a função de suportar o atacante que cai pelos lados do campo. Por outro lado, eles têm que ajudar e muito nas coberturas, tanto do volante (com muita frequência), quanto dos zagueiros. Nesse caso, quando estamos nos defendendo, na hipótese do zagueiro ter que dar o combate, o lateral tem que ser o homem que o cobrirá. A ideia, já comentada em outras colunas, é a flutuação defensiva. Não vejo outra maneira de jogarmos com apenas um volante, não importa que seja, se não tivermos laterais capazes de entender o sistema defensivo e serem opções ao volante para saída de bola pelos lados do campo; finalmente que saibam cruzar. Apesar de alguns dos nossos laterais terem alguns predicados defensivos, eles ainda não são capazes de entender as nuançes das variações e ainda erram em simples posicionamentos. Vejam no gol do São do Paulo. No cruzamento, Renê e Rodlindo estão fora das suas posições originais. Errado mas aceitável em situações de cobertura ou contra-ataque adversário.

No caso Rodlindo marca o ontem, e Renê marca o amanhã!

Gol do São Paulo –Rodlindo enraizado e Renê bunda no chão… o Rodlindo na mesma posição da foto anterior, diga-se de passagem, a melhor posição para assistir ao jogo.

Ainda de passagem defenda-se o jogador. O Rodney corre muito, mas na hora do posicionamento defensivo erra muito e muitas vezes, estático, observa os lances de dentro da área (exatamente como faz o seu suplente), ontem a sua raiz que se cria rapidamente em cruzamentos adversários, nos custou um gol.

Um time que está se organizando, que tem três campeonatos pela frente, lidera o campeonato brasileiro, não pode acreditar em boa fase de laterais medianos (Renê antes da pausa) para manter o esquema e aspirar ser campeão de alguma coisa. Sem laterais melhores, mesmo o time organizado ajudando aos medianos, vai ser bem mais difícil vencermos alguma coisa.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/07/mais-atacante-certeza/

Share this content: