Maracanã recebe preparo especial para clássico e inicia processo visando maratona de até 80 jogos

Após diversas medidas restritivas entrarem em vigor no Estado do Rio de Janeiro, o Flamengo se afastou do Cidade Maravilhosa. No entanto, o tempo livre ajudou a Greenleaf, empresa que administra o gramado do Maracanã, a reorganizar o setor do estádio. Assim, em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, o agrônomo da empresa em questão, Lucas Pedrosa, falou um pouco sobre o estado da grama para o Clássico dos Milhões, que acontecerá nesta quinta (15).

O gramado está em ótimas condições. Pra ocorrer essa qualidade no gramado, a gente vem preparando durante a paralisação da pandemia, uma revitalização rotineira (anual) que não conseguimos em 2020 (por conta da pandemia). O processo consiste basicamente em cortes verticais, para retirar resíduos do gramado, que prejudicam a tração dos atletas. Aí fazemos um corte mais baixo, para trazer uma nova forma ao gramado. Então esses 20 dias serviram para fazermos essa revitalização e, hoje, posso dizer que estamos com todas as medições corretas no padrão FIFA – disse.

Além disso, o membro da Greenleaf dissertou um pouco sobre as técnicas de recuperação do gramado do Maracanã. Dessa forma, ele afirmou que o setor está sendo recuperado com uso de técnicas diferenciadas no Brasil, com sementes para as devidas estações e luzes artificias. Ele comentou, ainda, que o estádio tem tudo para suportar a maratona de jogos que vem por aí. Segundo levantamentos da empresa, o palco deve receber 80 partidas em 2021.

O Maracanã é o único do país que recebe 3x mais jogos que os outros, seja no Brasil ou na Europa. A previsão para o ano é de 75 a 80 jogos. Para ter esse rendimento, nós vamos iniciar o overseeding, que é uma nova alternativa para a baixa do crescimento das sementes de verão (bermuda celebration). Então, a gente faz um consorciamento com a semente de inverno para dê mais estabilidade e visual melhor – disse, antes de completar:

Nesse fim do mês, vamos aproveitar os intervalos para fazer o processo. Além disso, temos a utilização de luzes suplementares e, ano passado, tivemos a implantação da terceira lâmpada, que ajuda demais no setor Norte, visto que temos uma demanda de sombreamento alta no local. Pro gramado crescer, através da fotossíntese, ele precisa de luz, então essas luzes artificiais ajudam demais – completou.

Com o Maracanã ‘tinindo’, o Mais Querido se prepara visando o terceiro clássico da temporada 2021. Assim, o Flamengo enfrenta o Vasco nesta quinta-feira (15), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã. A partida contará com exibição da FlaTV+, mas o Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet, com Rafa Penido no comando.

Fonte: https://colunadofla.com/2021/04/maracana-recebe-preparo-especial-para-classico-e-inicia-processo-visando-maratona-de-ate-80-jogos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=maracana-recebe-preparo-especial-para-classico-e-inicia-processo-visando-maratona-de-ate-80-jogos

Share this content: