Márcio Araújo x Airton: Quem levará a melhor?

Amanhã é dia de clássico, Maracanã lotado, nervos à flor da pele, e tudo mais que nos reserva esse Flamengo x Botafogo. A partida amanhã promete grandes emoções.

Não sei se o clássico conhecido lá nas antigas por ‘Clássico da Rivalidade’(?), ainda tem o mesmo charme de outrora. O Botafogo sofreu com um duro processo que apequenou o clube, e hoje em dia é tratado apenas como uma zebra.

Não tem graça, isso não faz bem para o futebol carioca, mas é a verdade. Tentei eleger durante a semana personagens para ilustrar a minha coluna de hoje, mas não encontrei no time do Botafogo um grande jogador para dividir com o Diego esse embate.

Aí decidi assistir(na íntegra) alguns clássicos memoráveis entre Flamengo e Botafogo, como a vingança rubro-negra no 6 a 0 de 1981, a final de Taça Guanabara de 1995, com Romário inspirado, e o primeiro clássico entre os dois clubes no Engenhão, válido pelo saudoso Brasileiro de 2009.

Foi nessa última partida citada que um fato me chamou a atenção, o Flamengo ganhava por 1 a 0, gol do Imperador, até meados do segundo tempo, quando houve um pênalti para o Botafogo. Bruno pegou! Mas o lance do pênalti foi intrigante.

O volante Airton, cria do Flamengo, e hoje no Botafogo, foi quem cometeu a falta, mas por incrível o que pareça (levando em consideração o histórico agressivo do atleta), não houve absolutamente nada no lance, o André Lima se jogou, e o Flamengo foi garfado.

Meses depois, o hexacampeão Airton foi para Benfica de Portugal, passou pelo Internacional, e terminou no rival, onde está desde 2014. Foi eleito o jogador mais violento Brasil em pesquisa do UOL Esportes, dá para fazer um DVD só com crueldades do Aírton que estão no YouTube.

Rubro-negro assumido, hoje em dia o Airton tenta passar uma imagem de que está reabilitado, que botou a cabeça no lugar, e não é mais o mesmo brucutu em campo, mas eu tenho lá as minhas dúvidas, parece que a qualquer momento ele fará mais uma de suas selvagerias.

Do lado do Flamengo, Márcio Araújo é o dono da mesma posição. Criticado pela maioria, o herói do título carioca de 2014, vive a incerteza da renovação de contrato, mesmo fazendo um baita Campeonato Nacional, é titular absoluto há tempos, e um dos pilares do time, queira você ou não.

Você, rubro-negro contemporâneo, que assistiu aos dois jogando com a camisa do Flamengo, qual deles prefere, hein?! Para mim, não são tão diferentes assim, mas tendo a ficar do lado do atual craque da camisa número 8 do Mengão, Márcio Araújo é mais competente que o Airton.

Certamente mais efetivo, e menos agressivo, talvez não tão burro, mas igualmente ruim. Márcio Araújo tá longe de ser um jogador excepcional, mas é melhor do que muito volante por aí, inclusive o volante do time que é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro.

A que ponto nós chegamos! Peço desculpas leitor, se esta coluna fosse nos anos 80 era sobre Andrade e Alemão que eu estaria falando, mas o futebol brasileiro está se nivelando por baixo, é o retrato da mediocridade, e cada vez mais vai ficando pior.

Enfim, espero que o Márcio Araújo anule o Camilo amanhã, que o Marcelo Cirino faça o gol da vitória, com passe de Gabriel, e com jogada do Fernandinho, se tiver que ser medíocre, que sejamos, mas eu quero ver é o Flamengo ganhar, independente de qualquer coisa.

Amanhã é dia de pensarmos em nós, em fazer a nossa parte apenas, vamos esquecer a tabela, e a classificação, isso pelo menos até ás 17 horas de domingo.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
[email protected]

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/11/marcio-araujo-x-airton-quem-levara-melhor/

Share this content: