Médico responsável por jovem gravemente ferido do Flamengo afirma: "Vai poder voltar a jogar"

Ferido de maior gravidade no incêndio do Ninho do Urubu na última sexta-feira, Jhonata Cruz Ventura vem apresentando melhoras e foi retirado da sedação nesta terça pela equipe médica do Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde, o jovem atleta da base do Flamengo, de 15 anos, já está acordado e começando a atender comandos simples. E o diretor do hospital, Carlos Alberto Araújo, garantiu que o garoto poderá manter o sonho vivo de virar jogador profissional.

– Existem algumas complicações em pacientes queimados que ele não chegou a apresentar. Por ser jovem e atleta, facilitou a recuperação dele. A gente tem ficado feliz com a recuperação dele, mas cauteloso, porque ele é passível de algumas complicações. (…) O fato de ser atleta ameniza. Ele é jovem, atleta, tem uma capacidade vascular e uma capacidade pulmonar melhores, não é tabagista… Isso tudo influencia. Na parte clínica, não vai ficar nenhuma. Ele vai poder voltar a jogar futebol, já está mexendo as pernas, não vejo nenhum problema.

Jhonata vai poder voltar a jogar pelo Flamengo — Foto: Reprodução / Facebook

Araújo também explicou a evolução clínica de Jhonata, que teve 30% do corpo queimado no incêndio, e os próximos passos da recuperação:

– Ele teve queimadura dos membros superiores, no dorso, nas costas e na face. E queimaduras de vias aéreas constatadas pela broncoscopia. Essas são queimaduras mais graves, é a nossa maior preocupação, no que temos mais focado. A gente chegou a repetir essa broncoscopia e ele apresentou melhora. Ele vem apresentando melhora gradativa. Inclusive, já retiramos a sedação. Ele já levantou, está respondendo. Estamos iniciando uma programação para retirar o respirador. Vamos fazer nova broncoscopia nos próximos dias para avaliar. (…) O risco ainda existe, apesar de o quadro estar melhorando gradativamente. Algumas complicações ainda são possíveis, como respiratórias e cutâneas. Mas o risco é menor do que quando deu entrada no hospital.

Jonatha é um dos três jogadores que ficaram feridos no incêndio que matou 10 atletas das categorias de base no CT do Flamengo. O quadro dele é considerado o mais grave, já que teve 30% do corpo queimado. O jovem Cauan Emanuel teve alta na última segunda-feira, enquanto Francisco Dyogo segue no CTI do Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, mas com quadro estável.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/medico-responsavel-por-jovem-gravemente-ferido-do-flamengo-afirma-vai-poder-voltar-a-jogar.ghtml

Share this content: