Mengão 2017 – Primeiras Impressões

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Estamos de volta. Agora para tecer comentários sobre as primeiras impressões passadas pelo Mais Querido nessas três primeiras partidas do ano, fazendo uma síntese do que se pode observar de virtudes e deméritos no time formado pelo nosso técnico Zé Ricardo, mesmo sabendo que este é um começo quase embrionário do trabalho.
Primeiramente devemos enaltecer uma coisa: o ZR mudou o esquema do Flamengo. Vocês perceberam? Não vou ater-me a quantificar nem a nomear o esquema utilizado, mas já podemos notar alguma variação tática no time que vem treinando desde o início da pré-temporada.
O primeiro fato a ressaltar é que já não temos mais os “possantes” e malditos pontas corredores pelos flancos do campo onde parecia que nosso treinador, ao analisar nossos atacantes, via mais virtude na sua recomposição (o famoso box-to-box inglês) do que em sua função primeira, o ataque.
Continuando a análise, podemos perceber que é perfeitamente viável o povoamento “responsável” do meio campo do time. Explico: os jogadores que brigam com a pelota devem ser preteridos, oportunizando aos rapazes que tenham mais afinidade com a gorduchinha ganhem a titularidade meritória da posição, mesmo que na “volância” do time.
Confesso que ver o Rômulo escalado na formação titular do time me fez rever os conceitos sobre as escolhas do nosso “professor”. Continuando o assunto: quanta intimidade com a bola nos pés, não é galera? Eu fico me perguntando porque o Flamengo demorou tanto a contratar um volante que soubesse fazer melhores escolhas quando em posse da bola, que desse mais passes verticais, que se apresentasse para o jogo desafogando o companheiro em dobra de marcação. Obrigado meu Deus!
Outro ponto a enaltecermos é a estreia do Trauco. A primeira impressão foi muito boa. Não direi excelente pois vejo que ele tem alguns pontos a serem melhorados, como seu poder de marcação (precipuamente no um contra um), sua recomposição defensiva deve ser acertada principalmente com os companheiros de ataque e meio de campo pelo flanco esquerdo nas tabelas e infiltrações com projeção de ponto futuro para cruzamentos mais próximos à linha de fundo. No mais, mostrou-se um jogador inteligente. Reparem, no lance do gol, a mudança em sua trajetória quando parou de correr verticalmente e realizou mudança de direção, correndo paralelamente à linha da área para manter-se em posição regular e receber a bola em condições legais para o arremate a gol. Outro ponto a ser ressaltado são os seus cruzamentos. Como bate bem na bola o peruano! Além do que já abordamos, podemos ainda destacar seu arrojo e sua entrega em campo.
Dito isso, vejo ainda muitos pontos a serem corrigidos no time, principalmente no sistema defensivo, cujo qual deve ser mais protegido quando o time avança. Não acho que devemos jogar com mais volantes marcadores mas acredito que o time deve jogar mais compactado e com melhor revezamento entre os jogadores que farão a recomposição defensiva.
No geral, estou gostando do que vejo. O elenco foi otimizado para ganharmos em versatilidade e qualidade e nosso técnico está sabendo aproveitar-se disso, pelo menos neste primeiro momento. Torçamos para que esse bom momento só tenha a perdurar e melhorar ainda mais e o ano mágico mágica previsto pela atual direção no começo de 2013 comece a vislumbrar-se num horizonte cada vez mais próximo.

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken

Opine, participe, deixe seu comentário!
Mas lembre-se de fazê-lo educadamente, pois a intolerância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/01/mengao-2017-primeiras-impressoes/

Share this content: