Metabólito da cocaína é a substância encontrada no exame antidoping de Guerrero

A substância benzoilecgonina, um metabólito da cocaína, foi encontrada no exame antidoping de Paolo Guerrero após jogo do Peru contra a Argentina, pelas eliminatórias, em 5 de outubro. A informação foi confirmada ao EXTRA por uma fonte com acesso ao caso.

Nesta sexta-feira, Guerrero foi suspenso provisoriamente pela Fifa por 30 dias devido ao doping. Em casos como esse, a suspensão é de quatro anos fora dos gramados. O jogador ainda pode pedir a contraprova.

Esta substância não é encontrada em nenhuma medicação, somente na cocaína ou no chá de coca. A benzoilecgonina está na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping (Wada).

Mais cedo, o presidente da comissão de controle de dopagem da CBF, Fernando Solera, havia afirmado que o atacante do Flamengo teve um "resultado analítico adverso" quando defendia a seleção peruana, em outubro. De acordo com Solera, o clube rubro-negro e o próprio atacante alegaram que o estimulante encontrado em seu organismo teria ligação com um medicamento tomado antes da partida contra a Argentina.

Segundo a fonte ouvida pelo EXTRA, a única forma de Guerrero pleitear uma redução na pena máxima de quatro anos é caso consiga comprovar que o consumo se deu através de um chá de coca.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/metabolito-da-cocaina-a-substancia-encontrada-no-exame-antidoping-de-guerrero-22029163.html

Share this content: