Gabigol está relacionado pelo Flamengo e a disposição do técnico Rogério Ceni para enfrentar o Racing, pelas oitavas de final da Libertadores. Mas não estranhe se o camisa 9 for tratado com carinho em Avellaneda. Afinal, ele se tornou ídolo dos torcedores rivais do River Plate pelos gols marcados na final da Libertadores de 2019. De lá para cá, foram criadas músicas, bonecos e até homenagens em açougues de Buenos Aires para o atacante rubro-negro.

A primeira provocação veio pouco dias após a decisão em Lima. Na última rodada da Superliga, o atacante Luis Leal, do Newell’s Old Boys, aproveitou o gol marcado sobre o River Plate para provocar: imitou a comemoração de Gabigol, contraindo os bíceps.

O gol do camisa 7 foi o segundo do Newell’s, que jogava em casa e já havia aberto o placar com Cristian Lema. A comemoração, porém, não deu sorte: O River Plate virou o jogo com gols de Borré, Nacho Fernández e Scocco. A partida terminou 3 a 2 para o time de Marcelo Gallardo.

Os torcedores do Boca Juniors também utilizaram a tradicional comemoração do artilheiro Gabigol para provocar o River Plate. O gesto, assim como a frase “hoje tem gol do Gabigol”, se popularizaram com após a temporada fantástica do rubro-negro no ano de 2019. Músicas também foram criadas.

Antes de a bola rolar para Boca Juniors x Union Santa Fe, pela 14ª rodada do Campeonato Argentino, na Bombonera, os torcedores xeneizes apareceram com máscaras com o rosto de Gabigol.

Já na cidade de La Plata, que fica à 1h30m da capital Buenos Aires, realiza uma comemoração típica em todo fim de ano. A população confecciona bonecos de todos os tipos e temas, e como uma forma de sinalizar o fim do ano, coloca fogo nos bonecos.

Torcedores do Estudiantes decidiram provocar os torcedores do River Plate e confeccionaram um boneco de Gabigol, com a taça da Libertadores entre os pés. Tudo isso ficou por cima de um pequeno palco, onde estava escrito: “Flamengo Campeão”. E claro, o boneco estava fazendo a famigerada comemoração do artilheiro.

Também foi ‘inaugurado’ nas ruas de Buenos Aires um açougue com uma homenagem ao atacante do Flamengo: o ‘Açougue Gabigol’.

Com o slogan “te atendemos em dois minutos”, o estabelecimento faz uma brincadeira com a velocidade em que o atacante brasileiro decidiu a partida em Lima, anotando dois gols em dois minutos.