Na briga pelo título, Flamengo e Palmeiras têm caminhos parecidos nas próximas cinco rodadas

Líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro, separados por apenas um ponto, Palmeiras e Flamengo são, hoje, os principais candidatos ao título, embora ainda sejam seguidos de perto por Santos e Atlético-MG, ambos com 42 pontos. Nas próximas cinco rodadas, as duas equipes terão duelos importantes contra rivais locais e times lutam contra o rebaixamento.

TABELA: Jogos e classificação Série A

O Palmeiras abre a série de cinco jogos com um clássico contra o Corinthians, 5º colocado da competição, na casa do arquirrival. O Flamengo por sua vez, encerra a sequência em um duelo com o Fluminense que deverá ser marcado pelo equilíbrio.

Curiosidades de Flamengo x Palmeiras

  • Na arrancada para o título de 2009, Petkovic fez dois gols sobre o Palmeiras Foto: Gaspar Nóbrega / Vipcomm

    É importante? Bom para o Fla

    Em 2009, ano do hexa, na 30ª rodada do Brasileiro, Petkovic deu show e comandou a vitória rubro-negra sobre o Palmeiras. Ele fez dois gols, um olímpico, e pôs o Flamengo a seis pontos do então líder da competição. A vitória foi fundamental na arrancada para o título.

  • Thiago Neves comemora primeiro gol do Flamengo contra o São Paulo no Morumbi Foto: Eliaria Andrade / Agência O Globo

    Cuidado: jejum de 5 anos em SP

    O Flamengo não vence em São Paulo desde 2011. A última vitória em território paulista sobre um time de lá no Brasileiro foi em 2 de outubro de 2011. Foi por 2 a 1 sobre o São Paulo, gols de Thiago Neves (foto) e Renato Abreu, num Morumbi lotado para ver o retorno do atacante Luís Fabiano ao tricolor.

  • El Tigre Ramirez fez o gol decisivo do Flamengo na vitória sobre o Palmeiras Foto: Fernando Pilattos

    Lembra de ‘El Tigre’? Foi contra o Verdão também

    O Flamengo vivia situação crítica no Brasileiro de 2005. Na 36ª rodada da competição, que era maior e tinha 22 clubes, em vez de 20, o rubro-negro contou com gol solitário do paraguaio César “El Tigre” Ramirez para vencer o Palmeiras no Palestra Itália. A vitória foi determinante para escapar do rebaixamento.

  • Vagner Love comemora gol da vitória do Flamengo sobre o Palmeiras Foto: ELIÁRIA ANDRADE / Agência O Globo

    Tabu diante do Palmeiras

    A última vitória do Flamengo sobre o Palmeiras em São Paulo foi em 2 de junho de 2010, há mais de seis anos: 1 a 0, gol de Vagner Love (foto). Desde então, quatro jogos: duas vitórias do Palmeiras e dois empates. Em Brasileiro, o Fla já ficou sem vencer o Verdão por 21 anos. O jejum acabou em 15 de fevereiro de 1992, no Palestra Itália: 2 a 1.

  • Atacante Roma ergue as mãos para o céu após gol que garantiu o Flamengo na primeira divisão em 2001 Foto: Alexandre Cassiano / Agência O GLOBO

    De novo o Palmeiras, e de novo final feliz para o rubro-negro

    O Flamengo nunca esteve tão próximo do rebaixamento como em 2001. Na 27ª e última rodada (o formato não era o atual), o time tinha obrigação de vencer para permancecer na Série A. Com gols de Juan e Roma, o clube carioca bateu o Palmeiras em Juiz de Fora e conseguiu se livrar da degola: 2 a 0.

Além dos clássiicos, o rubro-negro e o aliviverde terão Santa Cruz e Cruzeiro como adversários comuns, e precisarão confirmar o favoritismo se quiserem terminar a 30ª rodada na liderança da competição. Caso tropecem em duelos inesperados, os dois times podem permitir a aproximação dos demais rivais que ainda almejam o título.

26ª RODADA

Flamengo x Figueirense (Flamengo favorito) Com o apoio da torcida no Pacaembu, o rubro-negro recebe o Figueirense, 16º colocado, no próximo domingo, às 11h. O Flamengo entra em campo como franco favorito, e pode fechar a rodada na liderança. A esperança do Fla também passa por um possível tropeço do Verdão.

Corinthians x Palmeiras (jogo difícil para o Palmeiras) – O confronto mais difícil do aliviverde nas próximas cinco rodadas é diante de seu maior rival. Quinto colocado na competição e sete pontos atrás do Palmeiras, o Corinthians ainda tem esperanças de título, e enxerga na vitória contra o Verdão a grande chance de voltar à briga. Em 12 jogos na Arena Corinthians pelo Brasileirão, o Timão ainda não foi derrotado: são oito vitórias e quatro empates.

27ª RODADA

Flamengo x Cruzeiro (Flamengo favorito) – Jogando em casa pela segunda rodada consecutiva, o Flamengo recebe o Cruzeiro, atual 15º colocado, embora ainda não tenha definido onde irá jogar. O rubro-negro chega como favorito, mas o time de Zé Ricardo precisará tomar cuidado com a Raposa, que vem crescendo na competição e é o terceiro melhor visitante até o momento.

Palmeiras x Coritiba (Palmeiras favorito) – O Palmeiras recebe o Coritiba, atual 14º, no Allianz Parque, e é difícil imaginar algum resultado diferente de vitória do Palmeiras. Além da superioridade técnica, o alviverde recebe uma das equipes com pior aproveitamento como visitante: 19,4%. Em 12 jogos, o Coxa perdeu sete vezes, empatou quatro e só venceu uma.

28ª RODADA

São Paulo x Flamengo (jogo complicado para o Flamengo) – O primeiro compromisso do Flamengo fora de casa nos próximos cinco jogos é contra um velho rival. Apesar de o São Paulo ser o 12º colocado e ter apenas 50% de aproveitamento em casa, o tricolor paulista ainda tenta se afastar da zona de rebaixamento, o que deve complicar o jogo para o rubro-negro.

Santa Cruz x Palmeiras (Palmeiras favorito) – O Arruda foi fundamental para o Santa Cruz voltar à primeira divisão, mas não tem ajudado muito ajudado o Santa Cruz no Brasileiro. Com 7 derrotas, 1 empate e 5 derrotas em 13 jogos como mandante, o clube pernambucano, que luta contra o rebaixamento, deve ter muitas dificuldades diante do Verdão.

29ª RODADA

Flamengo x Santa Cruz (Flamengo favorito) – Com o mando de campo diante do Santa Cruz, o Flamengo deve ter uma rodada tranquila diante do clube pernambucano, que perdeu sete dos 12 jogos disputados como visitante e venceu apenas em uma oportunidade.

América-MG x Palmeiras (Palmeiras favorito) – Mesmo jogando fora de casa, o Palmeiras não deverá ter dificuldades diante do América–MG, time de pior campanha no Brasileirão e que tem grandes chances de chegar à 29ª rodada virtualmente rebaixado. Neste confronto, até mesmo uma zebra parece improvável.

30ª RODADA

Fluminense x Flamengo (jogo difícil para o Flamengo) – O jogo mais difícil para o Flamengo na sequência do Brasileirão deve ser contra tricolor das Laranjeiras, que reagiu no campeonato e já briga por uma vaga no G-4. O jogo tende a ser marcado pelo equilíbrio, com as duas equipes desejando a vitória para alcançar objetivos grandes no Brasileirão.

Palmeiras x Cruzeiro (Palmeiras favorito) – Em casa, o Palmeiras será favorito contra o Cruzeiro, atualmente na briga contra o rebaixamento, mas que pode chegar em situação bem mais confortável no dia do confronto. O Verdão tem como trunfo o ótimo aproveitamento dentro do Allianz Parque, mas precisará ficar atento à Raposa, que tem mostrado poder de reação no campeonato e hoje é um visitante bastante incômodo no Brasileirão, com aproveitamento menor apenas que os de Flamengo e Palmeiras.

Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/na-briga-pelo-titulo-flamengo-palmeiras-tem-caminhos-parecidos-nas-proximas-cinco-rodadas-20115953

Share this content: