Na estreia de sua nova casa, Botafogo faz clássico com o Flamengo

Gomes espera que o Botafogo tenha boa posse de bola (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Um clássico cheio de rivalidade acontece neste sábado, às 16 horas (de Brasília), na Arena Botafogo, no Rio de Janeiro, na abertura da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Botafogo e Flamengo fazem o primeiro duelo da nova casa dos alvinegros.

Na competição, o momento do Flamengo, que vem de triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, é melhor, pois o time soma 23 pontos, e ocupa a sexta posição. Já o Glorioso, que na rodada passada empatou sem gols com o Coritiba, tem 16, e está no 14º lugar, com o objetivo de se distanciar de vez da zona de rebaixamento.

Apesar dessa realidade, existe uma expectativa de equilíbrio. ”São duas equipes que querem a vitória e precisam do resultado positivo. Por isso, vamos precisar trabalhar bem a posse de bola, e não dar espaços ao ataque do Flamengo. O Botafogo sabe que esse jogo pode representar um aumento importante em termos de pontuação”, avisou o técnico Ricardo Gomes.

Melhor na tabela, os flamenguistas descartam o favoritismo na partida. “Sabemos que os clássicos nunca são tranquilos, pois, além da qualidade dos times envolvidos, tem a rivalidade, que torna tudo mais complicado. O Botafogo tem qualidades e poderia estar melhor na tabela. O importante é o Flamengo entrar em campo e cumprir o que foi feito nos treinos”, afirmou o atacante Marcelo Cirino.

Será a primeira partida de Zé Ricardo após a efetivação (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A busca pelo G-4 é um dos fatores que motiva os flamenguistas. “É um jogo importante, pois pode nos recolocar em uma posição boa da tabela de classificação, mesmo sabendo que neste momento não é o mais importante. O fundamental é ir subindo degrau a degrau para estar no momento certo no pelotão de frente”, avisou o técnico Zé Ricardo.

Os botafoguenses, por sua vez, entendem que ganhar um clássico dá moral para seguir se recuperando no torneio. “Sabemos que, quando se ganha um clássico, muda tudo na semana seguinte. O Botafogo vem em uma crescente na competição, e acredito que vamos conseguir melhorar no Campeonato Brasileiro. Ganhar do Flamengo vai ser importante neste processo”, explicou o lateral Diogo Barbosa.

Ricardo Gomes definiu que o Botafogo volta ao esquema com três volantes: Aírton, Bruno Silva e Rodrigo Lindoso. Camilo fica isolado na criação de jogadas. A principal dúvida está no ataque. Rodrigo Pimpão e Neilton disputam posição, e Sassá passa a ter como concorrente o chileno Gustavo Canales, que pode estrear. Na zaga, mesmo com o argentino Joel Carli de volta, tendo atuado no empate por 2 a 2 com o Bragantino, no meio de semana, pela Copa do Brasil, Renan Fonseca deve ser mantido ao lado de Emerson Santos.

O Flamengo deve ter apenas uma mudança em relação ao time que derrotou o Atlético-MG. O atacante peruano Paolo Guerrero, que cumpriu suspensão, reaparece na vaga de Felipe Vizeu, que marcou dois gols diante do Galo. Após passar um período emprestado ao futebol europeu, o meia Adryan foi reincorporado e relacionado, mas fica como opção no banco.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLAMENGO

Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de julho de 2016, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)

BOTAFOGO: Sidão, Luis Ricardo, Emerson Santos, Renan Fonseca e Diogo Barbosa; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Camilo; Neilton (Rodrigo Pimpão) e Sassá (Gustavo Canales)
Técnico: Ricardo Gomes

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Federico Mancuello e Fernandinho; Marcelo Cirino e Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

Fonte: http://www.gazetaesportiva.com/campeonato-brasileiro-serie-a/na-estreia-de-sua-nova-casa-botafogo-faz-classico-com-o-flamengo/

Share this content: