Na volta à Libertadores, Flamengo precisa vencer o Atlético-PR nesta quarta

Um mês e quatro dias depois, o Flamengo volta a disputar a Libertadores e precisa manter o planejamento de 2017 em dia. Hoje, às 21h45m, o time encara o Atlético-PR no Maracanã com a obrigação de vencer e seguir com o aproveitamento necessário para avançar à segunda fase do torneio. A meta é conquistar doze pontos, pelo menos. Em caso de tropeço, o Rubro-Negro pode se manter na terceira posição e ser obrigado a vencer fora de casa. Também está entre os objetivos da noite encher novamente os olhos do torcedor, que correspondeu e vai lotar o estádio — os 55.050 ingressos se esgotaram ontem —, mas anda desconfiado do trabalho de Zé Ricardo após uma série de atuações ruins.

Para elas, houve justificativas diversas. Rodízio de jogadores, convocações, clássicos que não valiam nada no Estadual e, em relação ao tropeço diante da Universidad Catolica, no Chile, na segunda rodada, uma derrota no dia que o time jogou melhor, mas não transformou o domínio em gols.

Por isso, hoje é dia de fazer o dever de casa. Sem desculpas. O Maracanã recebeu a goleada de 4 a 0 sobre o San Lorenzo em março, mas não é garantia de bom aproveitamento. Neste século, pela Libertadores, foram nove partidas disputadas no local, com cinco vitórias, um empate e três derrotas, o que representa apenas 59% dos pontos conquistados. Mesmo que o jogo não seja eliminatório — como nos vexames contra o Leon (MEX), em 2014, a Universidad de Chile, em 2010, e o América do México, em 2008 —, é decisivo, e uma derrota será vista como impulso para uma série de questionamentos. O técnico Zé Ricardo, pressionado para fazer o time voltar a render, não concedeu entrevista antes da partida e realizou um treino fechado. O lateral Miguel Trauco afirmou que o time está psicologicamente preparado para o embate.

— A desconfiança vem de vocês, mas todos estamos muito bem mentalmente. Estamos tranquilos, estamos num bom ano. Temos que aproveitar isso — disse o lateral peruano no Ninho do Urubu.

Se o desempenho recente no Maracanã na Libertadores não é dos melhores, pesa a favor no duelo duelo particular contra os paranaenses os enfrentamentos no estádio carioca. São 13 jogos no Maracanã na História, com 11 vitórias, um empate e apenas uma derrota do Flamengo, em 2013. Naquele ano, inclusive, a lembrança é boa, já que foi contra o mesmo adversário, no Maracanã, que o time carioca levou o título da Copa do Brasil. O problema é que para o jogo de volta, no dia 26, em Curitiba, o cenário se inverte. Em 26 jogos, o Flamengo só venceu um como visitante, em 1974.

Mancuello e gabriel

Considerados peças importantes do time, o atacante Everton e o volante Rômulo seguem fora de ação. Everton ainda participou nos últimos dias de treinos com bola, mas ficou fora do coletivo de apronto ontem. Ainda com dores no joelho, não será utilizado pelo técnico Zé Ricardo nem no banco de reservas. O jogador acumula desfalques no time principal em razão de problemas médicos, mesmo com a estrutura do Centro de Excelência em Performance.

Já Rômulo, que treinou com bola junto aos reservas ontem, segue o cronograma de transição após intensificar a parte física e se recuperar de dores na panturrilha. Sem Everton e Rômulo, o ataque terá Mancuello e Gabriel ao lado de Guerrero, enquanto Márcio Araújo segue ao lado de Willian Arão. Na zaga, Rafael Vaz segue na reserva de Donatti. Diante dos desfalques, a esperança segue nos pés das duas principais estrelas da equipe: Diego e Guerrero. A dupla teve bom desempenho nas duas primeiras rodadas da Libertadores. Contra um time que vem para não levar gol, Trauco respondeu se a impaciência da torcida pode ser um adversário a mais no Maracanã.

— A maior dificuldade vai ser o Atlético-PR. Um empate é bom para eles. A torcida vai ser muito importante, e espero que não se apresse tanto.


Seja o primeiro a comentar

    Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/na-volta-libertadores-flamengo-precisa-vencer-atletico-pr-nesta-quarta-21195542

    Share this content: