No Ceará, Fla e Vasco duelam após 9 anos e iniciam nova era de rivalidade

O primeiro de uma série de duelos entre Flamengo e Vasco no basquete masculino em 2016 acontece neste domingo às 14h, em Fortaleza, no Ceará, pelo torneio Super Four Rio-Nordeste. A partida dá início a uma nova era de rivalidade entre os dois gigantes cariocas, que não se enfrentam há nove anos, período em que o Rubro-Negro dominou a modalidade no cenário estadual e nacional, enquanto o Cruzmaltino deixou de ter um time à altura da tradição do clássico.

A volta do Vasco à elite vai proporcionar confrontos esperados com o Flamengo no Campeonato Carioca e no NBB (Novo Basquete Brasil) ainda este ano, mas o primeiro deles, o grande reencontro, será hoje no recém-construído Ginásio do Centro de Formação Olímpica, com capacidade para 17 mil pessoas. O torneio na capital cearense ainda conta com Basquete Cearense e Vitória, que também se enfrentam neste domingo, às 17h. Pelo regulamento, todos jogam contra todos no sistema de pontos corridos, e o campeão será conhecido na rodada final de terça-feira (confira a tabela completa abaixo).

– Como qualquer outra partida, nós estamos bem focados. A gente sabe que se trata de um confronto especial, mesmo que em um torneio curto. Mas, logo a seguir, no dia 3 de outubro, estaremos nos enfrentando pelo Campeonato Carioca. Sabemos da força do clássico, da potencia das duas torcidas, da experiência dos dois times e espero que seja um grande jogo – disse o técnico vascaíno Christiano Pereira.

+ Com a base de Limeira, Vasco derrota o Botafogo na abertura do Estadual
+ Sem Fischer e com muitos meninos, Fla bate o Macaé e estreia com vitória
+ Torcida única no Tijuca: Fla abre venda de ingressos para clássico com Vasco

O último duelo entre os dois rivais do Rio aconteceu no dia 13 de dezembro de 2007, pela final do Carioca, quando o Flamengo venceu por 75 a 73, no Maracanãzinho, e conquistou o título. De lá para cá, o Rubro-Negro foi campeão estadual oito vezes, levou o troféu no NBB em cinco oportunidades, ganhou a Liga das Américas e a Copa Intercontinental em 2014, além de ter feito amistosos contra times da NBA.

Durante esta época de hegemonia do Fla, o Vasco ficou sete anos sem time profissional de basquete. Em 2014, a diretoria cruzmaltina começou a montar a equipe que faturou a Liga Ouro no ano passado, garantindo a vaga na primeira divisão brasileira e a volta do clássico.

Os elencos atuais dos dois clubes contam com três jogadores que disputaram aquela final de 2007. No Flamengo, o remanescente é o experiente ala-armador Marcelinho Machado, que está com 41 anos e permaneceu no time da Gávea nessas nove temporadas. No Vasco, agora estão o armador Hélio, de 34 anos, e o pivô Wagner, de 32 anos, que no último encontro entre os rivais defendiam o Rubro-Negro.

– Boas lembranças daquela época. Lógico que é outra circunstância, um torneio amistoso, mas é sempre bom jogar um Flamengo e Vasco. Eu torço pelo basquete do Rio. É lógico que no final das contas eu vou querer o Flamengo sempre campeão, mas é muito bom ter essa competitividade, é bom para a cidade, bom para o esporte nacional, bom para os praticantes, para a criançada ter mais espelhos também – afirmou Marcelinho, em entrevista ao SporTV.

Naquela decisão do Carioca de 2007, Hélio teve grande atuação e foi o cestinha do jogo, com 30 pontos, sendo fundamental para o título flamenguista. Agora do outro lado, ele espera também ter papel decisivo nesta nova fase do clube de São Januário no basquete.

– É o maior clássico do Brasil no meu ponto de vista, no Rio de Janeiro então nem se fala. A gente joga para a gente, pela torcida, a responsabilidade e a dimensão que o Vasco tem no primeiro ano de volta ao cenário nacional – disse o armador.

Depois do duelo deste domingo em Fortaleza, Flamengo e Vasco se enfrentam novamente duas vezes no mês de outubro, dias 3 e 15, pelo Campeonato Carioca. As duas partidas acontecerão no ginásio do Tijuca Tênis Clube e, por questões de segurança, os jogos terão torcida única. O primeiro deles terá acesso permitido apenas para torcedores rubro-negros, e os ingressos já estão à venda.

A temporada 2016/2017 do NBB começa no dia 5 de novembro, e os dois rivais do Rio vão se encontrar mais duas vezes na primeira fase do campeonato, pela 10ª e pela 25ª rodada, mas as datas ainda não estão definidas. Outros clássicos ainda podem acontecer nas fases decisivas de mata-mata.

Após o título da última edição, o Flamengo passou por algumas alterações no elenco e perdeu atletas como Meyinsse, Rafa Luz, Ronald Ramon, Jason Robinson e Gegê. Por outro lado, contratou novas peças, como os armadores Ricardo Fischer e Humberto, e manteve a base vitoriosa, formada por Marcelinho, Marquinhos, Olivinha, JP Batista, Ronald Ramon e Rafael Mineiro. Já o Vasco, que volta à elite nacional após 13 anos de ausência, contratou por atacado e trouxe de uma só vez o americano David Jackson, MVP da temporada 2013/2014, o experiente armador Nezinho e os pivôs Wagner, Bruno Fiorotto e Murilo.

Confira a tabela completa do Super Four Rio-Nordeste:

25/09 (domingo)
14h – Flamengo x Vasco (ao vivo no SporTV)
17h – Basquete Cearense x Vitória (ao vivo no SporTV)

26/09 (segunda-feira)
17h – Vitória x Flamengo
19h – Basquete Cearense x Vasco

27/09 (terça-feira)
17h – Vasco x Vitória (ao vivo no SporTV)
19h – Basquete Cearense x Flamengo (ao vivo no SporTV)

Fonte: http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2016/09/no-ceara-fla-e-vasco-duelam-apos-9-anos-e-iniciam-nova-era-de-rivalidade.html

Share this content: