No dia de São Judas, autor de enredo sobre fé diz que Flamengo precisa de todos santos

Quem olha pelo Flamengo é São Judas Tadeu, mas a luta pelo hepta requer muita fé e todo o tipo de proteção. No dia dedicado ao padroeiro do clube, vem da Mangueira uma lição para que a crença rubro-negra não se limite ao santo considerado o das causas desesperadas.

Autor do enredo da Verde-e-rosa para 2017 (“Só com a ajuda do santo”), o carnavalesco Leandro Vieira crê que o Rubro-negro não está em condições de acender vela para um santo só:

— Eles precisam apelar para São Judas, já que têm de ganhar os jogos. Não tem mais jeito. Uma ajudinha do santo não cai mau. Mas tem ainda Santo Expedito, o das causas impossíveis; Santa Clara, que abre os caminhos; e São Jorge, que é associado às lutas. Seria uma força especial ao time.

Na Avenida, Vieira pretende retratar a relação que as pessoas têm com as imagens sacras e a tradição cultural que envolve a história particular de cada divindade. Em sua pesquisa, o mangueirense descobriu que o “agrado” é a forma que mais aproxima os devotos de seus santos.

Neste 28 de outubro, o carnavalesco acredita que os jogadores do Flamengo deveriam se ajoelhar no altar da Igreja de São Judas, no Cosme Velho. Mas adverte: o santo não faz milagre se o fiel não colaborar:

— Nada mau contar com essa ajuda do divino, mas nós temos que fazer nossa parte.

Vascaíno, Vieira jura de pés juntos que não excluiu São Judas de seu desfile por ele ser associado ao arquirrival. Na Sapucaí, a atual campeã optou por contar histórias de santos de causas universalmente conhecidas.

Na véspera da “final” contra o Atlético-MG, o Flamengo conta com a ajuda de todas as forças possíveis. Na briga pela sétima taça, só o santo de casa pode ser pouco para fazer milagre.

Fonte: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/no-dia-de-sao-judas-autor-de-enredo-sobre-fe-diz-que-flamengo-precisa-de-todos-santos-20372863.html

Share this content: