Novamente, deixem o homem trabalhar!!!!

Caros Rubro Negros,

Hoje eu os convido para um momento de reflexão. Chegamos exatamente a metade do campeonato Brasileiro e estamos em uma situação diferente do que a maioria previa no início do campeonato. E entre as muitas figuras que estão por trás desse bom momento gostaria de destacar nessa coluna uma figura em especial : o Zé Ricardo.

É inegável que, entre erros e acertos, o trabalho tem sido bem feito e bem sucedido. o Zé se mostra um técnico trabalhador e dedicado. Tem compensado a inexperiência com isso e vem aprendendo muito. E vale lembrar de alguns dos muitos percalços que tem sido enfrentados por ele desde o início de seu trabalho no time principal do Fla: Como interino, no lugar do badalado Muricy que se ausentou por motivos de saúde, Zé Ricardo ficou por quase 2 meses sem saber sequer se seria o técnico do time no dia seguinte. É interessante lembrar da falta de confiança que esse time apresentava como outro dificultador. E não nos esqueçamos que o belo elenco que o Flamengo ostenta hoje foi formado no decorrer do campeonato. Chegou-se ao ponto no qual o clube solicitou o retorno de um jogador que já havia sido dispensado e, por conta disso, pude ver in locco no estádio uma das defesas mais sensacionais que um zagueiro já fez na história do Flamengo.

Dito isso, vejo que algumas das decisões e escolhas do Zé são duramente criticadas quase que diariamente, seja por torcedores Rubro Negros muito bem vestidos, seja por parte da mídia esportiva. É fato que nessa hora somos todos técnicos, e falando em especial da nossa nação, somos 40 milhões de “pofexôres”, cada um com sua visão, sua experiência e sua forma de entender futebol. E eu acho isso extremamente valido. Faz parte. Mas vejo exageros e uma certa insistência em alguns dos apontamentos. E vejo também pouca vontade de entender o motivo de certas escolhas. É bom lembrar que existem coisas que que parecem “saltar aos nossos olhos” mas que na verdade são minúscias que fogem a nossa visão e estão ao alcance apenas de quem está lá no dia a dia.

Por exemplo, EU ACHO que o Cuellar é mais jogador que o Márcio Araujo individualmente. Mas agora é a hora de testarmos isso? Justo agora? Com o campeonato mais importante do ano em curso? Isso sem falar que futebol é um esporte coletivo. E muitas vezes o coletivo é mais que apenas a soma dos valores individuais. Já passou pela cabeça de alguém que, no que se propõe, o Márcio Araujo pode sim passar mais segurança do que o Cuellar pro coletivo nesse momento? Pode sim dar mais liberdade para outros jogadores terem mais ação no ataque? Contudo, Márcio Araujo e Cuellar é assunto pra outro dia. Foi apenas um exemplo de uma forma de tentar entender por que algumas coisas são do jeito que são. O mesmo se aplica ao até uns 5 jogos atrás absolutamente odiado 433. Sou forçado a admitir que aplicar a mesma ideia para o Fernandinho pode ser um exercício desafiador. Mas acho que a ideia geral é essa. Agora não é hora de testes. Agora não é hora de achismos. Não é hora de mudar tudo, por que agora estamos disputando o campeonato mais importante do ano e estamos bem. A hora pede ajustes finos e elenco. E ponderação nas análises.

Não estamos no momento para pensar em coisas do tipo “não temos técnico” ou “ se perdermos esse campeonato a culpa é desse Zé”. Eu penso justamente o contrário. Não posso ter certeza se o Flamengo será campeão brasileiro esse ano, mas acredito em coisas boas até o fim da temporada. E, sendo campeão ou não, o fato do Flamengo estar hoje brigando na parte alta da tabela é mérito de muita gente que tem trabalhado sério por ali, inclusive do Zé Ricardo. Então, agora é hora de diminuir um pouco o som das cornetas, apoiar e torcer. Novamente, deixem o homem trabalhar!!!!

Nota 0: O jogo Flamengo x Grêmio foi confirmado para Brasília, em uma provável estreia do Diego. E o mimimi já está forte. Como se a derrota fosse certa jogando em BSB ou a vitória fosse garantida se jogasse em Cariacica. Não vou me alongar nesse assunto novamente, mas quando esse tipo de situação parte de dentro da própria torcida pessoalmente eu fico muito chateado…

Nota 0: Arbitragem. Nunca fiz grandes reclamações aqui a respeito de arbitragem. Mas dessa vez não tem como. O Santos foi beneficiado por um erro claro em um jogo justamente contra o Flamengo na quarta-feira. No dia seguinte, o Palmeiras foi beneficiado com um pênalti pra lá de Mandrake contra a Chapecoense. E na segunda feira seguinte o Corinthians foi beneficiado em um lance no qual o goleiro deles devia ter sido expulso direto e um pênalti deveria ser marcado para o Cruzeiro. Para ganhar o Brasileirão esse ano o Flamengo vai ter que jogar muita bola viu…

Nota 10: Atletas olímpicos brasileiros. Isso pouco tem relação com o Flamengo mas não poderia deixar de mencionar que os atletas olímpicos brazucas de esportes de pouco investimento estão de parabéns. Medalhistas ou não. Só de possuírem nível técnico para disputar uma olimpíada já tem a minha admiração e me enchem de orgulho!!! Quando comparados então ao nível de treinamento, estrutura e acompanhamento de atletas americanos e europeus de ponta…ai que eu fico orgulhoso mesmo do trabalho feito por esses heróis olímpicos!!

Seção Gato Mestre: Ganharemos do Sport e terminaremos a rodada na liderança do campeonato.

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/08/novamente-deixem-o-homem-trabalhar/

Share this content: