Números de campeão: Flamengo liderou quase todas as estatísticas do Carioca

Flamengo ficou com a taça de campeão carioca 2017 (Foto: Celso Pupo/Fotoarena)

Os números isolados muitas vezes não transmitem exatamente o cenário de uma partida, não são uma verdade absoluta dentro dos 90 minutos, mas servem como base para análise e compreensão de algumas características dos jogos e dos times. Em grande volume, porém, as estatísticas aumentam sua representatividade dentro de uma avaliação. O título do Flamengo é um bom exemplo disso.

O Rubro-Negro, campeão carioca de 2017, liderou praticamente todos os fundamentos da competição, desde passes certos até gols marcados. Apesar de parecer óbvio que o detentor do título tenha também as melhores marcas, nem sempre isso ocorre, principalmente em uma disputa que é decidida em mata-mata.

De acordo com dados do Footstats, o Fla foi a equipe com o maior volume de passes, finalizações, gols, assistências para finalização, cruzamentos, desarmes e viradas de jogo certas. De quebra, teve também a defesa menos vazada da do Estadual entre os quatro grandes.

Rever, Rafael Vaz e Pará, nesta ordem, foram os três jogadores com mais toques corretos, mesmo com Zé Ricardo utilizando os reservas em boa parte do Carioca. Isso mostra como o time conseguiu controlar bem seus jogos através da posse de bola, com seus zagueiros e laterais participando bastante da transição.

O setor defensivo é destaque também nos roubos de bola, outro fundamento liderado pela equipe. Mesmo não tendo o maior desarmador da competição – Jean, do Vasco, foi o líder com 37 -, o Flamengo emplacou quatro jogadores entre os seis com as melhores marcas: Willian Arão com 25, em 2º, Pará com 23, em 3º, empatado com Rodrigo, do Vasco, Márcio Araújo em 5º com 22 e Renê em seguida, com 21.

No ataque, destaque para Paolo Guerrero. Artilheiro do campeonato com 10 gols, o peruano foi também o atleta com mais finalizações certas (21). E mesmo sendo o centroavante da equipe, o camisa 9 foi o 4º jogador com mais passes para seus companheiros arrematarem (22), perdendo apenas para os meias Nenê (45), do Vasco, Sornoza (30), do Fluminense, e Mancuello (24), do Flamengo. Função que passou a desempenhar de forma mais incisiva após a lesão de Diego.

Os únicos quesitos em que o clube da Gávea não aparece em primeiro são os de dribles, lançamentos, assistências para gols, rebatidas e bloqueios, todos liderados pelo Fluminense, vice-campeão.

ESTATÍSTICAS LIDERADAS PELO FLAMENGO NO CARIOCA 2017
– Dados do Footstats

Melhor ataque: 39 gols
Time com mais passes certos: 6379
Time com mais finalizações certas: 115
Time com menos gols sofridos entre os grandes: 12*
Time com mais assistências para finalização: 205
Time com mais cruzamentos certos: 118
Time com mais desarmes certos: 236
Time com mais viradas de jogo certas: 86
Time com mais escanteios recebidos: 136

*A Cabofriense foi a menos vazada do campeonato, com 11 gols sofridos, porém, em apenas 11 jogos feitos. O Flamengo disputou 17 e sofreu 12.

Fonte: http://www.lance.com.br/flamengo/numeros-campeao-liderou-quase-todas-estatisticas-carioca.html

Share this content: