Números justificam Márcio Araújo ‘intocável’ no time titular do Fla

Existe um nome intocável no Flamengo neste primeiro turno de Campeonato Brasileiro? A resposta é sim. Quando entrar em campo neste sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Atlético-PR, o clube rubro-negro terá pela 18ª vez Márcio Araújo como titular no Campeonato Brasileiro. Contestado em diversos momentos, o volante tem números que justificam bem a sua presença entre os 11 iniciais.

De acordo com números do Footstats, o jogador é o terceiro que mais desarma na equipe. São 2,2 roubos de bola por jogo. Apenas William Arão e Jorge estão acima.

Márcio Araújo ainda atingiu o número cometendo apenas 19 faltas até o momento. Ele é apenas o quarto mais faltoso no Flamengo. São 11 infrações a menos do que Paolo Guerrero, líder na estatística. Éverton (26) e William Arão (20) também são mais faltosos.

O pequeno número de faltas fez com que o volante levasse apenas um cartão amarelo até o momento no Brasileirão. Logo, suspensão nem pensar.

Não é só defensivamente que Márcio Araújo tem ajudado o time. O jogador é o principal do elenco em passes certos. São nada menos do que 97% de acerto nesta edição do campeonato. A estatística fica ainda mais relevante quando se tem 1min25s de posse de bola por partida – média superior a todos os demais companheiros.

A construção do jogo flamenguista passa diretamente pelos pés do volante. São 46,3 passes por jogo e 60% de acerto nos lançamentos que tenta até o momento.

Os números são mais do que suficientes para comprovar a titularidade “absoluta” de Márcio Araújo, que só não atuou no primeiro compromisso deste Brasileirão. As estatísticas podem ficar ainda melhores neste sábado, contra o Atlético-PR.

Caso vença, o Flamengo pode entrar no G-4. O time rubro-negro tem 31 pontos – dois a menos do que o Grêmio, quarto colocado.

Fonte: ESPN

Share this content: