| Futebol

O Brasileirão ainda não acabou

flameng - O Brasileirão ainda não acabou

“Em 2016 o campeonato brasileiro teve apenas 32 rodadas. O Palmeiras sagrou-se campeão com 67 pontos, seis a frente do Flamengo. Foi um campeonato intenso que teve pelo menos quatro equipes brigando lá em cima. O futebol ficou polarizado: Um representante do Rio, outro de São Paulo, outro de Minas e, no fim da fila, mais um que não é bem de São Paulo. O Flamengo até que tentou, mas dois tropeços, para Internacional e Corinthians, findaram a chance de ser campeão brasileiro. Em frente à sua torcida com Maracanã lotado o Flamengo jogou a toalha e deu adeus ao Campeonato Brasileiro 2016 de forma melancólica.”

Não. Não é verdade que esta notícia seja factível, mas dado a alguns comportamentos observados na imprensa e na torcida parece ser o caso. Não. O Flamengo não pode ter jogado a toalha; O Flamengo não pode usar o restante do campeonato brasileiro para testar peças, Ronaldo, Thiago Ennes, Paquetá etc. Há muita coisa em jogo no campeonato ainda.

Para início de conversa há 18 pontos em disputa ainda. Assim como aconteceu outro dia, o Flamengo pode vencer seis partidas consecutivas. A tabela do Palmeiras também não é nenhuma marmelada. Ele enfrentará ao menos quatro equipes com objetivos no campeonato e que podem roubar pontos da Porcada. Muito cuidado com Atlético Mineiro e Santos que serão os fiéis da balança para o bem ou para o mal. O campeonato não está decidido e nem se decidirá no sábado, caso o Flamengo venha a ser derrotado.

É muito óbvio que o campeonato ficou muito mais difícil para o Flamengo. Mesmo jogando mal o Palmeiras não tropeça e, para piorar, os perseguidores da liderança estão a um passo de nos encontrar. Mesmo assim, devemos fazer apenas o nosso trabalho que é entrar em cada jogo, lutar até o final e sair de campo com os pontos. Vamos entrar concentrados até o final. Joguem daí, e nós torcemos daqui.

E ainda se for difícil, se não vier o campeonato, o vice-campeonato é muito importante para o clube. Você sabe quanto ganha o campeão brasileiro deste ano? 17 milhões de reais. Sabe quanto ganha o vice 10,7 milhões(Mais do que o campeão do ano passado). O terceiro colocado ganhará 7,3 milhões. É uma diferença de 3,4 milhões. “Ah, mas não me interessa ser vice campeão”; “Ah, não quero ficar na posição do Vasco”; “Ah…” e tantos outros “ah”. Claro que interessa. Não seja um bebê-chorão. 10,7 milhões pode ser a diferença entre contratar o Felipe Melo ou renovar com Márcio Araújo. Este prêmio significará o pagamento de 823 mil mensais a um jogador, ou dividido entre quantos mais puderem. Sabe quanto o Flamengo embolsou dessa premiação no ano passado? 800 mil. Temos que lutar com todas as forças sem histeria pelas vitórias. Quem sabe dois empates e uma derrota para o time verde não acontecem e aumentamos ainda mais este cachê? Tem prêmio da Adidas também nesse caso, ainda que pequeno.

Não bastasse isso tem ainda um outro fator bastante importante. A fase de grupos da libertadores é apenas para os três primeiros colocados. Todo o restante disputará a pré-libertadores contra duas equipes e agora têm mais chances de promover o fenômeno Tolima, fora o inchaço de mais quatro partidas no calendário. De novo, parece pouco, mas isso pode significar a diferença entre uma pré-temporada meia boca e uma com um período grande de treinamento. Coisa que parece mais importante agora do que noutros carnavais.

Outra coisa que vale a pena pensar é que quanto mais em cima na tabela jogarmos, mais em evidência estarão nossos jogadores. Aí o sonho de vender Cirino, Gabriel e muitos outros pode se tornar realidade. Muralha recebeu oportunidades na seleção, Arão e Jorge já foram cogitados. E novamente, um time vai bem, vende bem. Caso do Corinthians do ano passado que perdeu o time todo e não soube arrumar, mas o Galo, vice-campeão, também vendeu jogadores.

Quer ainda mais um? Dignidade. Novamente imaginemos o pior cenário e o time perdendo do Galo no sábado(Não vai acontecer!). Abandonar o campeonato e permitir que sejamos ultrapassados por times de menor expressão que o nosso seria humilhante. Pior, a vaga no G6 não é garantida e com 49 pontos, o CAP, ainda pode ultrapassar matematicamente o Flamengo(Não vai acontecer!). Outra coincidência é que esse mesmo adversário está em sétimo lugar, então já viu, né?… Tá! Não vou falar de odores.

Por isso o campeonato não acabou. Não acabou para o primeiro colocado, nem para o segundo, não acabou também para o Cruzeiro, décimo terceiro, que está a oito pontos do sexto e sonha com libertadores. Essas novas vagas para a libertadores podem ter salvado o campeonato. Agora mesmo, poucos times já estariam de férias no brasileirão. Então não jogue a toalha. Lute até o fim. Vá com os melhores jogadores. Surpreenda-nos. Não é tão inverossímil a taça, nem a vaga, nem o prêmio. O imponderável está na nossa folha de pagamento.

Anderson Alves, O otimista.
Twitter: Anderson Alves

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/10/o-brasileirao-ainda-nao-acabou/

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.