O calendário do Flamengo

O calendário 2017 do Flamengo é mesmo muito intenso. Vai disputar cinco campeonatos: Carioca, Liga, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. São muitas competições, somada a elas o Mundial de clubes que, se tudo der certo, estaremos lá.

Vamos fazer alguns cálculos? O Campeonato Carioca pode ter de 11 a 17 datas, a Liga tem 3-5, Libertadores são 6-14, Copa do Brasil de 2-8 e Brasileirão 38. São 72 jogos mais os dois do Mundial. Claro, também podem ser menos até 22 jogos, mas o Flamengo tem se preparado para ser protagonista do futebol com boa infraestrutura e equipe. Para ter uma comparação, em 2016 foram 68 jogos.

Esta é a tal da hora de entrar o planejamento. Em outra coluna, sugeri e ainda insisto que o clube deve utilizar os jogadores da base no campeonato carioca junto a alguns jogadores de pouca utilização no time principal. Com isso evitaríamos até 17 partidas no ano, o que reduziria a quantidade de jogos para 55, número completamente aceitável de partidas para um time grande no ano. Desta forma o ano teria quase que uma partida por semana, restando 11 semanas em que se jogaria duas partidas por semana. Para fazer outra comparação, o Barcelona na temporada 15/16 fez 59, 14/15 fez 71 por ter ido até a final na Champions.

Por que que isso é importante? Porque o Carioca, sobretudo, começa antes e se desenrola durante a fase de grupos da Libertadores, principal competição que vamos disputar em 2017. Isso incharia o nosso calendário do primeiro semestre em 10 partidas antes de começar a libertadores após uma final de primeiro turno. Depois, durante as duas primeiras partidas há partidas do carioca, continua quarta e domingo pelo carioca até iniciar de novo a libertadores e desembocar no brasileiro. É uma sequência absurda e nós temos que evitar isso.

Flamengo, deixa os moleques no carioca. Começa o ano na Liga que são poucos jogos em preparação para a libertadores. Depois foca na competição. Ela é a mais importante. Queremos ser campeões da América, o Rio de Janeiro já não nos comporta mais. Além disso, pode dividir a equipe para jogar o brasileiro e a libertadores. Serão poucos jogos em sequência. Contamos com você!

Anderson Alves, O otimista.
Follow @andersonroch

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/01/o-calendario-do-flamengo/

Share this content: