O campeonato menos charmoso do Brasil

Quem gosta de futebol sabe como já foi bom acompanhar o Campeonato Carioca, e sente até uma certa nostalgia ao lembrar do Maracanã abarrotado de gente nos clássicos, o Fla-Flu então era um torneio a parte. Times de menor expressão como América, Madureira, Olaria entre outros montava elencos interessantes e conseguiam fazer bons jogos junto aos grandes. As tardes de bom futebol nos bairros do subúrbio carioca eram praticamente um cartão postal do Rio de janeiro, porém isso tudo ficou no passado, e esse campeonato se tornou um dos mais enfadonhos torneios do Brasil.

Pode-se elencar vários culpados pela decadência do que já foi considerado o Campeonato mais charmoso do Brasil. Em primeiro lugar está a Federação de futebol do Rio de Janeiro, vulgo FERJ, entidade que atropela os clubes se achando maior do que eles e por consequência maior que o futebol carioca. A FERJ possui uma gestão arcaica, em que o presidente dela se considera um verdadeiro monarca, ele próprio administra, legisla e julga, com seus arbitrais e resoluções controversas e impositivas.

Nos últimos anos a FERJ inchou o campeonato para beneficiar times de menor expressão em troca de apoio político, cobrou e ainda cobra taxas abusivas, e com isso ela arrecada mais que a maioria dos clubes no campeonato. É até constrangedor saber que um escritório pode lucrar mais do que o próprio clube em uma partida do campeonato. Não satisfeita, atacou o Flamengo de várias formas em seu regulamento, pois o rubro-negro ousa não aceitar suas imposições, para-se ter uma ideia, a FERJ queria proibir o clube de disputar a Primeira Liga.

O Governo e a Prefeitura do Rio também não ficam atrás, com a falta de investimento em estrutura nos bairros suburbanos. O futebol que poderia ser uma atração turística de primeira, acaba sendo relegado na cidade e no estado. Contudo, o pior é o que fizeram com o principal estádio não só da cidade, como do mundo. Palco de inúmeras reformas milionárias e bilionárias, o superfaturado Maracanã foi descaracterizado, e o que era o Maior estádio do mundo, acabou se tornando mais uma Arena fria, servindo ao interesse de grupos obscuros e empreiteiras e não ao futebol carioca.

Os clubes também não são vítimas e contribuíram para a decadência do campeonato. A maioria com más administrações sucessivas, ostentam enormes dívidas e não conseguem montar bons elencos, nem mesmo cuidar dos seus estádios e divisões de base, perdendo competitividade frente aos clubes de outros estados. A falta de coesão também dificulta, os 4 grandes do Rio raramente se unem para brigar por condições melhores do campeonato, pelo contrário, acabam é brigando entre si até por assuntos banais.

Sabendo disso, o Flamengo tem que encarar esse Campeonato Carioca de 2017 como uma extensão da pré-temporada e uma forma de testar jogadores e formações para disputar as principais competições da temporada da melhor maneira possível.

Saudações RN.

Por: Wesley Paulo @wesleypbc

Não deixem de acompanhar o nosso canal no Youtube !

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/01/o-campeonato-menos-charmoso-do-brasil/

Share this content: