O Carioca vale ou não vale?

Peço desculpas por atrapalhar a calmaria da viagem dos senhores, mas precisamos falar sobre o Campeonato Carioca. Tenho certeza de que quase todos preferiam que eu viesse aqui apenas distribuir sorrisos, falar sobre esse time maravilhoso que nos deixa sonhar com o tão prometido ano mágico… Mas não vai ser bem assim.

Calma, pessoal! Eu explico!

Acho que antes de breves considerações sobre o jogo, precisamos refletir sobre aquilo que desejamos para o Cariocão 2017. Alinhar expectativas é fundamental para que possamos fazer as cobranças mais adequadas. E sim, eu entendo e respeito quem pensa que tem que ganhar tudo.

Em um cenário ideal, a ideia é ganhar tudo mesmo, mas precisamos pensar de acordo com a nossa realidade. Mas o que é pensar de acordo com a nossa realidade? É considerar a importância de cada competição, os calendários, a forma como esses campeonatos se entrelaçam e quais preferimos disputar para ganhar.

Na minha humilde opinião, o primeiro grande dilema aparece com o Carioca. Qual é a real função do Carioca? Até onde devemos nos desgastar, arriscar peças ou sangrar pra ganhar mais um FERJÃO? Particularmente, acho que o Carioca desse ano tem caráter absolutamente preparatório.

Vou exemplificar!

A final da Taça Guanabara acontece apenas 3 dias antes de nossa estreia na Libertadores. Vocês acham que valeria jogar essa final como uma final? Vocês acham que seria inteligente deixar o Diego exposto aos riscos de um jogo pegado contra Fluminense ou Vasco? Eu não consigo achar isso inteligente.

Dentro do mundo dos meus sonhos, nosso time reserva daria conta de uma final de Carioca, mas ainda não abrimos essa distância toda. E gostaria de confessar aos senhores que eu quero, de qualquer maneira, que sejamos campeões esse ano. Mas eu quero ser campeão de competição grande.

Nossa seca não começou em 2014, mas em 2013. Precisamos pensar de acordo com a nossa grandeza. A partir daí, peço desculpas, mas não acho que o Carioca nos comporte. Para ganhar campeonato regional, ainda prefiro a Primeira Liga.

Mesmo assim, pelo menos para este que vos escreve, temos apenas 3 competições no ano: A Libertadores, o Brasileiro e a Copa do Brasil. Quem sabe um Mundial! Seria um sonho! Para que o bom trabalho administrativo seja lembrado e coroado é preciso que nossa maior tradição seja respeitada. Vencer é preciso!

Deste modo, meus nobres, aproveitem o Cariocão como uma competição preparatória. Mais do que golear os pobres clubes do Rio de Janeiro, que dependem e se rendem a uma Federação nefasta, quero que o Zé ajuste o time.

Dentro do cenário que desejo, o começo foi bem promissor. O caminho ainda será longo, os ajustes defensivos demandam tempo, paciência, cobrança e atenção. Rodinei foi uma experiência interessante, dublando a posição que deve ser ocupada por Berrío. Mancuello precisa de maior esforço, entendendo que o ideal de sua atuação é por dentro.

Quem sabe a gente consiga preparar o time e levar mais um Carioca. É possível? É! Mas dentro daquilo que desejo pra 2017, o Carioca tem outro tipo de importância.

Um abraço a todos!
Vamos juntos!
SRN!

Thigu Soares
Querendo trocar uma ideia? Cola lá no Twitter!
Twitter: @thigusoares

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/01/o-carioca-vale-ou-nao-vale/

Share this content: