O Fantástico Mundo de Zé!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Mais um jogo pelo Brasileirão 2017. Mais um clássico contra o Fluminense. Mais um empate arrancado a fórceps! Mais do mesmo: na atuação da equipe em campo, nas palavras da diretoria, nas entrevistas pós-jogo, no esquema tático manjado, na cortina de fumaça do anúncio oportunista de contratações (mesmo que com imagens vazadas) após resultados ruins, etc.

A frase que mais me chocou ontem foi uma das proferidas por nosso treinador onde, em mais uma pérola, afirmou que o empate de ontem serviu de motivação (pamem!) para que o trabalho continue. Isso é querer passar atestado de idiota nos torcedores! É mais uma prova que ele está cada vez mais perdido em suas convicções, mais ainda: que seus pontos de vista estão cada vez mais confusos. O que realmente nos motiva são as vitórias, os sucessos, mas, principalmente, quando vemos evolução tática e técnica da equipe. O que já não é observado há tempos.

Mais uma semana e eu continuo evidenciando que o time está andando pra trás, involuindo. Já não temos consistência defensiva e nem ofensiva, perdemos a coesão como equipe e, além do nosso técnico continuar apegado a alguns jogadores de rendimento pífio e qualidade duvidosa, ainda tem a queda técnica dos outros tantos atletas.

O que todos observamos é que o time continua engessado no mesmo esquema de sempre com os pontas abertos e o Diego isolado no meio. Zé Ricardo, ao invés de tentar adaptar um esquema vencedor aos atletas que tem, teima em fazer o inverso, adaptando os atletas a seu esquema manjado e falido. Nossas jogadas ensaiadas? Inexistem! Nosso esquema? Bola nas pontas e cruzamento da intermediária para a área advesrsária. Muitos gols do Mengão saem, quando saem, desta forma. Todos os técnicos já sabem disso! E o Zé Ricardo não muda.

Aí, vêm alguns que teimam em não enxergar o óbvio para o defenderem dizendo: ele é um estudioso, sabe muito de futebol, etc. Isso me soa absurdamente estranho, pois o ZR já está há mais de um ano no comando da equipe e não consegue identificar alguns problemas simples. Tampouco consegue se desapegar de algumas convicções esdrúxulas, muito menos evoluir a partir de seus “estudos”. Vou fazer um pedido: Dá um OLX Zé! Desapega! Senão você morrerá abraçado à essas aberrações.

Sinceramente achei que após o jogo de quarta nosso time voltaria a melhorar, a ser mais organizado e ir retomando paulatinamente a confiança e o bom futebol. Ledo engano, meus amigos leitores. O que pudemos presenciar no jogo de ontem foi um time fraco defensivamente e totalmente previsível no ataque. Além disso, ainda faltou-nos vontade no primeiro tempo da partida. Isso precisa ser mudado! Urgentemente!

Mais uma vez volto a afirmar: não acredito que o Zé Ricardo possa nos tirar do atoleiro em que ele mesmo nos meteu. Precisamos de um técnico urgentemente. Qual? Não sei! Quem tem que saber disso é a diretoria, afinal temos excecutivos remunerados para ir ao mercado e procurar essas opções. A única coisa claríssima em minha mente é que o ZR está com o prazo de validade vencido (e sinto-me extremamente à vontade para falar isso, pois já o defendi inúmeras vezes). É inadmissível que estejamos com 11 pontos em 24 disputados. Isso não é minimamente aceitável com um elenco qualificado como o nosso, mesmo com os desflaques por contusões ou convocações. Não há desculpa plausível. Muito menos devido à continuidade do trabalho.

Ano passado fomos muito bem no campeonato, mesmo atuando fora do estado em 90% dos jogos como mandantes. Nosso elenco foi reforçado no início do ano. Jogadores de pior qualidade foram emprestados e vendidos. O planejamento foi bem feito com nosso técnico participando de todas as escolhas. Hoje temos, inclusive, um estádio muito bom para atuarmos na cidade do rio de Janeiro. Tudo perfeito! Era o momento de aguardar o time encorpar ainda mais para que o trabalho além de ser consolidado, subir alguns degraus de patamar. Mas não foi o que pudemos ver.

Muito pelo contrário. Iniciamos o ano claudicantes, jogando mal, sem compactação, displicentes. Parecia que tínhamos três times: um no estadual, outro na Libertadores em casa e outro ainda jogando fora de casa pela competição Sul-Americana. Faltava padrão e organização tática. Fomos totalmente umas barangas fora de casa: nenhum ponto conquistado. Justa eliminação!

E de agora pra frente? Na minha opinião, a diretoria perdeu o timing para trocar o comando da equipe quando fomos eliminados na primeira fase da Libertadores. Era aquele o momento para se trocar o técnico e tentarmos um fato novo. Mesmo que esse fato novo fosse como um tapa buraco até o final do ano.

Na minha humilde opinião, deveríamos trocar nosso treinador o mais rápido possível para que possamos subir na tabela de classificação o quanto antes. Traríamos um técnico tampão para levar o time à melhor colocação no campeonato este ano (não acredito mais em título! – não com essa bolinha que estamos apresentando) e traria um treinador TOP mundial para dirigir a equipe a partir de dezembro deste ano, após o final da temporada 2017, para que esse novo treinador possa avaliar com calma a situação do elenco e montar uma equipe verdadeiramente vitoriosa para 2018.

Já é tempo de nos progamarmos para o ano que vem. Que contratemos um técnico com bagagem para administrar excelentes jogadores contratados e possa realmente mostrar-nos como o futebol moderno deve ser jogado. Com tática primorosa, transições rápidas e de qualidade, defesa firme e fazendo-nos disputar realmente todos os titulos dos campeonatos em que estivermos inseridos. Esse é o meu maior sonho. E ele é facilmente possível de ser alcançado. Falta apenas um pouco mais de coragem à diretoria. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken

Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas idéias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parca argumentação!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/06/o-fantastico-mundo-de-ze/

Share this content: