O Flamengo precisa jogar fora do Rio, entenda porquê

Aaahhhh meus amigos… como é bom voltar para casa, depois de meses de espera e muitas, mais muitas viagens, o Flamengo finalmente volta ao Rio e ao Maracanã.

O Brasil foi nossa casa, mostramos porque somos considerados uma nação, enchemos estádios e até aeroportos, a torcida dava show por onde o mengão passava e apoiava o time até quando não podiam estar nos estádios. Observando toda essa grandeza chego a uma conclusão: O Flamengo precisa jogar foda do Rio!

Mas como assim Matheus? Tá loco? Agora que voltou o Maraca voltou?…

Calma… calma pequeno gafanhoto, vou te explicar o motivo pela qual precisamos olhar com bons olhos para outras praças fora do Rio.

Rodamos o Brasil de Norte a Sul e Cariacica foi nosso pequeno Maracanã este ano. Mesmo sem uma “casa” este ano somos o 6º com a melhor média de pagantes nos jogos, outro feito ainda mais incrível é conseguir estar na briga pelo título sem jogar como mandante sequer dentro do Rio de Janeiro, algo nunca visto antes. O Brasil é Flamengo, nenhum outro time consegue ter a dimensão e atingir tantos lugares no país como a nação consegue, porém ainda existe uma coisa que o Flamengo ainda não tornou gigante, os Sócios Torcedores.

Essa semana o Flamengo ganhos milhares de novos sócios torcedores devido a volta do Maracanã e a busca por prioridade nas compras dos ingressos fez com que muitos torcedores se cadastrassem como ST. Porém se formos analisar, com a torcida de mais 40 milhões, estar em 7º em número de ST é muito pouco, ultrapassamos essa semana a marca de 70 mil ST mais já tivemos 72 mil. Os motivos desse baixo número se comparado ao tamanho da torcida são muitos, modelo de programa, estádio próprio, valor das mensalidades e por aí vai, o Flamengo tem potencial para se tornar o time com maior número de ST do Brasil facilmente. Apesar de sermos apenas o 7º em número de ST, somos a 6º maior estimativa de receita, a frente até mesmo do Corinthians, líder do ranking de ST.

Estimasse que 75% da torcida do mengão more fora do Rio, ou seja, a grande maioria dos torcedores rubro-negro nunca se quer tiveram oportunidade de assistir a um jogo do mengão. E querendo ou não a realidade financeira do brasileiro não condiz com a ideia de ajudar só por ajudar, é preciso haver benefícios, e o que vai atrair torcedores que nem assistem aos jogos a serem ST também? “Precisamos atrair torcedores fora do Rio, mesmo que eles só consigam ver o time 1 vez por ano” e não há nada que motive mais um torcedor do que ver seu time jogar, e por isso digo: O Flamengo precisa jogar foda do Rio!

O torcedor Carioca corresponde a 55% dos números de ST, ou seja 45% não podem estar frequentemente nos jogos, é preciso haver vantagens, a ideia de ajudar o time é linda, porém só isso não funciona com a realidade brasileira, é preciso criar uma forma que atraia esses torcedores de fora, e uma delas é claramente poder ver o mengão jogar. Apesar deste ano ter sido um ano atípico em relação a viagens, a nação mostrou que quer sim ver o Flamengo jogando de perto não importa de onde ele esteja, ainda mais com as vantagens de ser ST já seria um motivacional a mais para virar sócio.

Lotamos estádios de norte a sul do país, somos o único time do Brasil com essa capacidade. Já é até uma prática comum levar os jogos como mandante para fora do Rio, ainda mais como foi comprovado este ano, vale muito a pena fazer isso. Logicamente se pensando em uma forma que não atrapalhe o desempenho ou que crie um desgaste no elenco, mais de uma forma saudável, que atraia os torcedores para assistir aos jogos de perto. Se 1% da torcida flamenguista fosse sócio, teríamos mais de 400.000 mil ST, imagina isso?

Uma enquete feita essa semana pelo Twitter do Coluna do Flamengo, mostrou que só o nosso público 48% não são sócios, mais pretendem ser.

Ou seja, ainda muito o que fazer para atrairmos mais ST, precisamos melhorar ainda mais o programa para atrair aqueles que mesmo podendo relutam em se cadastrar, logicamente ainda existe aqueles que não tem condições de assinar um plano pois sabemos muito bem que a realidade brasileira ainda é muito precária, mais com um bom planejamento, preços acessíveis, buscar praças fora do Rio irá levar multidões para ver o maior do mundo jogar, mesmo que nem todos possam ser sócios.

O assunto tem muito pano pra manga, e como torcedor fora do Rio e que nunca teve a oportunidade de ir ao Maraca ver o mengão jogar, meu sonho, diga-se de passagem, espero sim que ano que vem, após esse belo exemplo que tivemos essa temporada, o Flamengo possa olhar com carinho sempre essa imensa nação que gostaria de ver o mengão de pertinho.

E você? Já é Sócio Torcedor?Gostaria de ser? Diga-nos sua opinião nos comentários, e o que gostaria de ver como ST.

Twitter… Siga-me os bons!@ma_theusantos

Matheus Gonzaga. SRN!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/10/o-flamengo-precisa-jogar-fora-do-rio-entenda-porque/

Share this content: