O Flamengo se acostumou a perder?

Imagino que a esta altura do campeonato o meu leitor já tenha acostumado um pouco com o que eu penso no que se refere ao nosso Flamengo e àqueles que gostam de pegar carona na nossa popularidade. Não dou mais mídia do que eles merecem e por isso mesmo nem gosto de citá-los. Aconteceu em episódios recentes com jornalistas e vai continuar acontecendo. Jogadores e empresários dominam a arte de entrarem na mídia através do “interesse” do flamengo. Outros também.

Embora fosse falar de outro assunto aqui hoje, eis que depois do jogo com o Vila Nova, muito se ouviu por aí e um ex-dirigente reapareceu falando sobre o tema. Não pretendo dar mais mídia a ele, mas afinal de contas, teria o Flamengo viciado na “droga” de perder?

Não! Não é uma verdade. O novo Flamengo perde, senão menos, no mínimo igual ao período em que o dito cujo esteve presente nos corredores da gávea. Em rápido levantamento feito através do site ogol.com.br, pode-se constatar que o flamengo 16 é melhor que o 13-15. Se por um lado o de 13 tem a mesma quantidade de derrotas, tem menos gols e também tomaram mais gols, lembrando que esse era o time do artilheiro do brasil no ano com 36 gols. Por outro lado o time de 14 fez mais gols, mas também perdeu mais.

“Então o cara falou M… e devia ter ficado quieto”. Sei lá. Todo mundo tem direito de dizer o que pensa, né? Será que algum rubro-negro gosta de perder? Duvido! Mas vamos combinar, os caras se apresentaram dia 11 e tem amistoso dia 21? Esse amistoso foi mais para arrecadar, né? Nem faz sentido.

Tenho medo desta pré-temporada. Acho que o Flamengo pegou em bola muito cedo, mas como me esclareceu Thigu Soares, os técnicos mais modernosos têm usado isso, inclusive grandes nomes da Europa.

Como eu não gosto de pesquisa pouca fui atrás da nossa época áurea para ver se estamos tão mal assim. Olha, até que nem tanto. Não me entendam errado! Comparar os resultados obtidos com Zico, Adílio, Júnior, Nunes é até covardia com Gabriel, Fernandinho e Baidú.

Esse time aí perdia? Claro, não eram máquinas… eu acho xD. O Fantástico time de 81 perdeu 9 vezes. Tá. É quase a metade do 2016. O de 82 perdeu 11, já tá se aproximando. 83 foram 14 derrotas. Quase né? “Então o Flamengo perdeu pouco, né? A quantidade de jogos agora é maior”. Tá doido, rapá!? Não leu que rubro-negro não gosta de perder?

Só para ter uma ideia. Se a gente deixa de perder os três jogos, poderíamos ter dado um calor a mais nos Porcos. O time de 81-83 ainda dá goleada no quesito gols feitos e sofridos, e olha que foi o ano em que menos sofremos gols na era Bandeira.

Então tá tudo errado? Não. O Flamengo caminha, e é o meu sonho, para remontar ao menos os resultados da era áurea. Porque os jogadores não estão mais disponíveis…

Enquanto alguns se preocupam demasiado com as derrotas, eu acho que o que está nos tirando o direito de sonhar são os empates…

Anderson Alves, O otimista.

Follow @andersonroch

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/01/o-flamengo-se-acostumou-perder/

Share this content: