O Flamengo trabalha para ter 2 estádios! Por Claudio Pracownik

Hoje buscarei trazer a todos os leitores as principais partes da última entrevista do vice-presidente de finanças do Flamengo Cláudio Pracownik à rádio globo no último dia 4 de setembro.

Finanças Rubro Negra
CP: Estamos no meio do caminho, algo que considero muito perigoso. Encontramos o clube em uma situação muito delicada, assumimos o clube já com uma dívida negativa de R$ 100 milhões, sem considerar os custos fixos mensais para o primeiro ano de atuação. Apesar de todo o trabalho já realizado ainda estamos com o patrimônio líquido negativo. A boa noticia é que o Flamengo hoje é um clube “solvente” ou seja, possui uma receita maior que a dívida. Hoje estamos com 0,9 (dividir o total de receitas pelo total de dívida). Na minha opinião o ideal para o Flamengo e alcançarmos uma solvência na casa de 0,4 / 0,5.

Fatia dos Recursos Televisivos – Mídia TV
CP: Começarei abordando os números de 2015 para posteriormente falarmos de 2016. A participação da TV em 2015 para o Flamengo foi de apenas 36% de todo o faturamento do Flamengo. Se compararmos o Flamengo aos demais clubes Brasileiros, ficamos na 10º posição na dependência das cotas de TV pois possuímos outras receitas que diminuem essa dependência. Reforço que o Flamengo recebe a maior receita de TV do Brasil, recebemos por merecimento, pois geramos um retorno maior de mídia.

Falando de 2016, sabemos que trata-se de um ano muito atípico, esse ano a televisão está com importância maior nas receitas do Flamengo, pois tivemos a renovação, que gera o pagamento de luvas, altamente relevante e também pelo fato de deixarmos a desejar na captação de patrocínios, fato este, em virtude do grave cenário nacional. Esse ano de 2016 essa receita deve está na casa de 45%. Esse ano é a maior entrada de recursos do clube, porém nos demais ano fica muito equilibrado.

Sócio Torcedor
CP: O Flamengo hoje está na casa de 55 mil sócios torcedores, o fato desse número não ser maior é devido a vários fatores. Primeiro por falha nossa, precisamos buscar uma forma de gerar benefícios melhores aos nossos torcedores, isso é fato. Em segundo, a questão do estádio é determinante para o crescimento desse número, o sócio torcedor hoje ajuda sem o Flamengo muito por amor e paixão, pois sabemos que ainda não conseguimos entregar benefícios mais tangíveis. Com um estádio próprio você consegue conceder uma série de benefícios tangíveis aos sócios torcedores que não fica só em descontos na aquisição de ingressos, mas também experiências dentro do estádio, capacidade de explorar lojas, capacidade de realizar promoções e redução significativa do custo de operação proporcionando aos torcedores maior valor agregado e conseqüentemente o crescimento substancial do número de sócios torcedores.

Maracanã
CP: O Flamengo tem totais condições de operar o Maracanã ou qualquer outro estádio. Possuímos “know-how” e equipe para desempenhar muito bem esse trabalho, e afirmo, que já fazemos isso. Quando mandamos jogos em Brasília, operacionalizamos toda a questão da segurança, bilheteria, placas. O Flamengo tem a capacidade de arrendar, alugar e ter um estádio, assim como tem também a capacidade de construir seu próprio estádio, através de parcerias como realizado pelo Palmeiras. Flamengo tem um contrato em vigência até dezembro de 2016, então o estádio e credor junto o concessionário para que possa até dezembro mandar seus jogos no estádio.

Quanto a 2017 nossa vontade é que o Maracanã seja do Flamengo, queremos ter o estádio por completo, para explorarmos estacionamento, buffet, camarote, experiência para os torcedores e explorarmos todas os níveis e públicos. Afirmo, que possuímos total capacidade para tornar isso realidade, o que acontece hoje ao meu ver é a falta de bom senso dos governantes.

Caso o estado resolva conceder a concessão para outro grupo que não seja o Flamengo, saibam que não jogaremos mais nesse estádio, eles que façam o Maracanã virar uma Casa de Show, Campo de Golf ou estádio de Rugby. “Hoje o Flamengo está trabalhando com diversos planos, A, B e C. Nenhuma das possibilidades estão descartadas, o que posso afirmar é que o Flamengo está trabalhando fortemente e ativamente para assumir o Maracanã, não estamos omissos.

Afirmo: Flamengo vai ter o seu estádio! Queremos o Maracanã e estamos lutando para conseguir, mas caso não seja possível já temos conversas avançadas com investidores e terrenos para construção do nosso estádio mas isso requer um pouco mais de tempo, por isso não estamos descartando nenhuma das possibilidades. Estamos analisando também a questão do estádio em Deodoro, e reforço, nada está sendo descartada.

Hoje o Flamengo possui uma diretoria exclusiva trabalhando unicamente para viabilizar a questão do estádio. Isso vai se tornar realidade, só não posso lhe garantir que será a curto ou médio prazo. Está no nosso radar possuirmos 2 estádios, um estádio para jogos menores e o Maracanã para os grandes jogos.

Contratação Guerrero
CP: Quanto ao investimento no Paolo Guerrero posso dizer que esse jogador é um ídolo, mas como dirigente e equação financeira ele é um ativo de mídia, os clubes vivem da sua marca. Tudo que o Guerrero faz ou deixa de fazer rende mídia, ele é o jogador Rubro Negro que mais gera retorno de marca ao Flamengo. Quanto ao retorno técnico ele já trouxe e esperamos que nos traga mais. Guerrero nunca será um goleador como o Romário mas é um atacante de muita raça é que ao meu ver contribuí muito com o time do Flamengo.

Investimento na Base
CP: Ficamos muito tempo sem investir na base, não tínhamos infra estrutura para atrair talentos e confesso que os demais clubes do Rio fizeram um trabalho muito melhor do que o nosso. Não proporcionávamos capacidade de estudo, alimentação, nutrição, acompanhamento pedagógico, psicológico e verdadeiramente tornaram-se raro os craques. Que fique claro que o trabalho de base é um trabalho de longo prazo, hoje o Flamengo é um Clube Formador autorizado, investimos no CT e ao terminarmos o modulo profissional do CT, toda estrutura que atende aos profissionais ficarão sendo utilizadas pela base até o término da construção dos seus módulos. A conquista da Taça São Paulo já pode ser considerado um pouco fruto desse começo de trabalho.

Folha de Pagamento
CP: Flamengo sempre honrará seus compromissos, a folha de pagamento está proporcional as receitas do clube, acabou a era da irresponsabilidade no Flamengo. Começamos investir com aprovação da área de planejamento com objetivo de subirmos de patamar e alavancarmos receita. Aumento de receita, acontece com time, com a conquista de títulos e com estádio. Entendemos que esse momento teríamos condições de antecipar um ano de planejamento, por isso investimos em elenco.

Após tudo que acabo de transcrever acima, me sinto ainda mais honrado em ter nascido Rubro Negro, pois tais declarações reafirmam que o Clube de Regatas Flamengo hoje possui um grupo sólido, responsável e com profundo conhecimento das fortalezas da nossa marca. Tais conhecimentos, certamente nos levarão a negociações vantajosas e um futuro próximo de muitos títulos e conquistas.

Allan Garcia
O Polêmico

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @AllanLeiteGarci!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/09/o-flamengo-trabalha-para-ter-2-estadios-por-claudio-pracownik/

Share this content: