O Flamengo visto pelo mundo

Em agosto do ano passado, o mundo inteiro viu o Brasil cantar “sou Flamengo” na abertura dos jogos olímpicos. A música de Jorge Bem Jor, que serviu de enredo da cerimônia, relata nada mais do que algo que está na cultura e no dia a dia do brasileiro, o Flamengo.

Tendo a maior torcida do Brasil, é claro que o Flamengo não se restringe somente às terras canarinhas, a cada dia que passa, conquistamos cada vez mais o resto do mundo. Após o planeta se render ao time de Zico e companhia em 81, o clube nunca esteve tão visto aos olhos gringos quanto nos últimos anos, a presença de jogadores como Guerrero, Trauco e Diego, fizeram com que a marca “Flamengo” fosse mais vista perante a mídia internacional. É aquilo que a diretoria vem tentando fazer, a chamada “internacionalização da marca Flamengo”.

Sempre falamos em “títulos internacionais” para nos referir ao crescimento de um clube fora de seu país, a diferença é que o Flamengo tem crescido sem ainda nem ter conquistado um título expressivo fora do Brasil ainda.

Isso é mais visto quando observamos o número de engajamentos e seguidores nas mídias sociais, nos últimos meses o clube cresceu o número de seguidores em inglês e espanhol, exemplo disso foi uma ação recente do clube no Facebook, em 30 minutos, o engajamento apenas de peruanos foi de mais de 2.5 mil curtidas e 300 respostas foram registradas na publicação. O Peru desbancou os Estados Unidos e assumiu o segundo lugar da página ainda ano passado, hoje são quase 94 mil (ou 0.9% da base) contra os 40 mil fãs norte-americanos (nº de 2016). Pensando no gigantesco público sul-americano, o clube produz conteúdo em espanhol por diversas plataformas, assim como também faz em inglês.

Outra grande marca conquistada é a FlaTv, nos últimos seis meses, a página ganhou 127 mil novos assinantes, ficando atrás apenas do Barcelona-ESP no ranking mundial de times. Depois da equipe catalã e do Flamengo, vem em terceiro lugar o Manchester City, com acréscimo de 124 mil assinantes no período, seguido por Real Madrid, com 119 mil, e Arsenal, com 100 mil. O canal é o que mais cresce no Brasil e 2º no mundo, contando hoje com mais de 379 mil assinantes.

Além das redes sociais, a imprensa internacional passa a falar de Flamengo cada vez mais, o clube conta hoje com cerca de 7 estrangeiros, Colombianos, Argentinos e Peruanos, tendo o Peru como um dos que já se acostumaram com as manchetes falando de Flamengo. Diego também é destaque no quesito assunto de imprensa, tendo passado mais de 12 anos na Europa, o bom desempenho no Fla tem chamado a atenção da imprensa europeia. Os jornais sul-americanos têm destacado a participação e a força do elenco rubro-negro para a libertadores, onde muitos, colocam o Fla como um dos favoritos ao título.

O resultado de toda essa exposição já começou a fazer efeito no bolso do clube, a Carabao, marca tailandesa, será em 2018 o patrocínio master do clube, sinal de que a marca Flamengo tem ganhado força e ganhará ainda mais com a conquistas de títulos, que esperamos que seja em breve. Que outros Carabaos cheguem ao mais querido.

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Matheus Gonzaga. SRN!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/03/o-flamengo-visto-pelo-mundo/

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