O longo caminho até o retorno

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

A expectativa por esse momento crescia exponencialmente com o passar dos segundos. Uma recuperação longa, repleta de etapas, que demandou trabalho duro, auxílio dos profissionais da comissão técnica rubro-negra e muita força de vontade. O justo resultado de tanto tempo investido não poderia ser diferente.
Diante de mais de 30 mil torcedores no Maracanã, Ederson fez seu tão aguardado retorno aos gramados para mais uma vez defender o Manto Sagrado. Ovacionado pela Nação, que vibrou com sua entrada em campo, gritando seu nome a plenos pulmões, o camisa 10 atuou durante 25 minutos. Emanava do craque uma felicidade genuína por poder atuar novamente ao lado de seus companheiros.
Após uma entrada dura sofrida pelo atleta na partida contra o Corinthians, ainda no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2016, Ederson teve constatada lesão óssea, com tratamento iniciado através de fisioterapia e trabalho de fortalecimento muscular. No entanto, foi necessária a realização de uma artroscopia no joelho esquerdo.
No período que sucedeu à cirurgia, sua presença no Centro de Excelência em Performance do Flamengo (CEP FLA) era constante, com acompanhamento médico, fisiológico, fisioterapêutico e psicológico em busca de retomar as melhores condições para sua volta. Daniel Gonçalves, preparador físico do elenco, explica a situação.
“Ederson ficou um tempo grande fora, não exatamente em inatividade pois vinha treinando, mas foi uma lesão incomum, de relativa gravidade, que alterou o padrão motor dele. A gente passou algum tempo lutando para que ele readquirisse o padrão adequado para um jogador de futebol”, conta. O preparador elogiou a postura do camisa 10 rubro-negro durante a recuperação.
“Ele foi muito disciplinado, percebeu que tinha que aumentar níveis de força, fazer uma nova reprogramação motora pelos treinamentos e, gradativamente, conseguiu”, diz. Daniel comentou também sobre a efetiva volta de Ederson aos gramados.
“Já vinha treinando há semanas. Há a questão do ritmo, a ocasião ideal para colocá-lo para jogar. Vínhamos de jogos decisivos e temos que ver a coletividade em primeiro lugar. Ederson foi sempre muito coerente, muito sensato nas suas interpretações e, ontem, teve seu retorno, premiando seu esforço. Agora, temos situações a progredir, como ritmo e condições físicas específicas”, finalizou.
O meia rubro-negro conta que passou por momentos difíceis em sua recuperação. O apoio de familiares, companheiros e torcedores foi fundamental para sua concentração no processo.
“Procurei me manter focado no trabalho. Por muitas vezes, vim fazer tratamento e exercícios de manhã e de tarde em todos os dias para me manter focado, concentrado naquilo que eu tinha que fazer. É claro que, quando o tempo vai passando e vemos pouca evolução, vai batendo uma tristeza, uma angústia… E aí começa a ficar mais difícil”, relembra.
“Neste momento, me apoiei muito na minha família. Minha esposa e meu filho todo dia me dão muita força. A parte da minha família que mora no interior de São Paulo também, sempre me ligando, vieram algumas vezes para o Rio passar um tempo comigo. Com certeza, também tive muito apoio dos torcedores do Flamengo. Em qualquer lugar que eu fosse, sempre tinha alguém me dando uma palavra de incentivo, de força, de fé. Isto tudo fez com que eu mantivesse meu foco e seguisse trabalhando sempre com muita fé de que este período poderia servir para eu me reforçar ainda mais, com plena certeza de que eu iria conseguir voltar, ficar bem e fazer o que eu mais gosto: jogar futebol”, afirma.
Para Ederson, o jogo contra o Atlético-GO marcou um dia de sentimentos muito positivos. As emoções começaram ainda no vestiário.
“Foi realmente emocionante para mim. Já não bastava toda a emoção de estar voltando depois de tanto tempo… Foi muito legal. Antes do começo da preleção, Zé Ricardo me deu as boas vindas de volta, o grupo me aplaudiu, foi mutio gratificante e emocionante. Além do mais, chegar no Maracanã, ver a torcida gritando meu nome, me incentivando, me apoiando… isso realmente é motivo de muita alegria e felicidade, só tenho a agradecer a todos”, conta com um sorriso. O meia conta como planeja agradecer.
“Espero ir melhorando cada vez mais em ritmo de jogo e entrosamento, para que eu possa retribuir todo este carinho da Nação, dos meus companheiros, da comissão técnica e de todo mundo que sempre me apoiou”, diz.
Mais uma peça de qualidade retorna ao leque de opções do treinador Zé Ricardo para os desafios que o Mais Querido terá pela frente. O elenco se fortalece ainda mais para a temporada, agregando valor ao grupo dentro e fora dos gramados.

*Colaborou sob supervisão de Francisco Freire

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/25343/o-longo-caminho-ate-o-retorno

Share this content: