“O Maraca é nosso”: torcida do Fla protesta e pede liberação do estádio

Depois de parar aeroportos, carregar os jogadores na ida e na volta para São Paulo, a mobilização da torcida rubro-negra agora é pela liberação do Maracanã. O estádio está entregue à Rio 2016 até o dia 30 de outubro, mas o clube ainda tem esperanças de conseguir atuar no Maraca dia 23 contra o Corinthians. Para isso, conta com a pressão da Nação.

Centenas de rubro-negros caminharam da Central do Brasil até o estádio no início desta tarde de sábado. Aos gritos de “O Maracanã é nosso”, com direito a protesto na frente da prefeitura – o Maracanã é equipamento esportivo estadual – e cobrança a políticos e ao comitê organizador dos jogos, os torcedores foram acompanhados de seis carros de polícia que tentavam organizar o trânsito no trajeto até o antigo Maior do Mundo.

“A Marcha pelo Maraca” foi organizada pelo Facebook. No texto do movimento, os manifestantes lembram que o Flamengo queria atuar já em outubro no estádio. As negociações para que o Rubro-Negro – e também o Fluminense – antecipe o retorno ao estádio são consideradas delicadas, mas ainda há esperança de jogar no Maracanã antes de novembro. O grupo quer pressionar para que o Flamengo enfrente o Santa Cruz, dia 9 de outubro, no estádio. O Flamengo deve levar a partida para o Pacaembu, em São Paulo.

Confira abaixo a carta do manifesto #MarchaPeloMaraca:

“Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos acabaram. Chegou a hora de voltar pra nossa casa!

O nosso estádio está à disposição do comitê Rio 2016 desde o início do ano e nós não vamos aceitar nem mais uma semana longe dele.

O Flamengo, inicialmente, pretendia disputar 7 jogos no Maracanã: Cruzeiro, Santa Cruz, Fluminense, Corinthians, Botafogo, Coritiba e Santos.

Mas, lamentavelmente, o comitê Rio 2016 está fazendo de tudo para dificultar nossa vida e deu uma previsão absurda para desmontar toda a estrutura olímpica e liberar o estádio: mais de um mês.

Ou seja, o Flamengo só poderia voltar para casa em novembro. E ao invés de 7, faria apenas 3 jogos no estádio.

Entretanto, especialistas do ramo garantem que essa desmontagem pode ser feita em um prazo infinitamente menor. E nosso objetivo aqui é mobilizar a imprensa e pressionar o comitê Rio 2016 para liberar o estádio muito antes desse prazo.

E o Flamengo já se prontificou a assumir esses custos para voltar a jogar no Maracanã o mais rápido possível.
Então, resumindo, eles podem, sim, devolver o estádio!

E se não fizerem por bem, farão pressionados por uma Nação inteira!

Vamos pressionar, de forma pacífica, os organizadores dos Jogos Olímpicos a liberarem o Maracanã para o jogo contra o Santa Cruz, dia 09/10.

Nossa ideia é fazer o trajeto Central – Rio 2016 – Maracanã, em cerca de 1 hora de caminhada (30 minutos entre cada ponto).

Concentração as 11:00 na Central e saída às 12:00 em direção ao Comitê Rio 2016
(ao lado da Prefeitura, na Cidade Nova)

Em seguida, iremos em direção ao Maracanã, terminando o ato com a grande festa que já estamos acostumados a fazer!

Vamos cantar nossas músicas e fazer muito barulho. Levem cartazes, bolas, sinalizadores e bandeiras.

Se com o #AeroFla fizemos aquela festa, imagina lutando pela volta da nossa casa!
#MarchaPeloMaraca

Vai ser histórico! Confirmem presença!”

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/09/o-maraca-e-nosso-torcida-do-fla-protesta-e-pede-liberacao-do-estadio.html

Share this content: