O “plus” de Diego: contra o Grêmio, meia entra para tornar Fla mais incisivo

Além de contratar um jogador de grande reputação na Europa, o Flamengo ganha com Diego um “plus” no setor de criação. E a estreia está marcada para este domingo, às 11h, em Brasília, contra o Grêmio, Dos quatro armadores de ofício que Zé Ricardo tem à disposição, o camisa 35 tem características que o diferenciam de Alan Patrick, Mancuello e Lucas Paquetá – o último, claro, com menos tempo para demonstrar seu estilo entre os profissionais. (confira acima gols de Diego que revelam bem sua maneira de jogar)

Mancu é especialista bolas paradas, tem bom cruzamento e costumar dar boas enfiadas no meio da defesa adversária. Alan é um exímio condutor, também tem facilidade para cobrar faltas e de vez em quando arrisca de fora da área. Enquanto o argentino costuma tocar e esperar a devolução para bater em gol, Patrick tem o hábito de, com dribles e habilidade, buscar o espaço para o arremate.

Verticalidade

Diego reúne as características de Alan e Mancu, mas tem dois diferenciais. É um jogador vertical e carrega a bola em velocidade. Não é do estilo do camisa 35 parar na intermediária e virar o jogo. Vai para a cima e encara os adversários, seja no talento ou na força física.

Sem medo de chutar

Hábito que já tinha desde os tempos de Santos, o chute de fora da área acompanhou Diego na Europa. O meia de 31 anos não se furta de arrematar à longa distância caso abram espaço. E seu repertório é variado.

Dono de um tiro seco e forte, ele também consegue batidas colocadas na bola. No vídeo no topo da matéria, essa pluralidade de Diego na finalização é demonstrada. Um golaço numa bomba contra o Barcelona fez o Atletico de Madrid, importante para sua equipe eliminar o bicho papão da Liga dos Campeões em 2014, indica a potência do chute de Diego.

Assistências para os centroavantes

Com média superior a 10 assistências por temporada em sua carreira, Diego chega para diminuir a solidão de Guerrero, que depende muito de cruzamentos e de si próprio na briga com os zagueiros adversários. O ex-santista tenta bastante os passes curtos no meio da defesa rival, do jeito que o peruano e Leandro Damião gostam.

Atua aberto se precisar

Assim como Mancuello e diferentemente de Alan Patrick, Diego também é opção para beirada do campo, pelo lado direito, no caso de Zé Ricardo optar pelo 4-4-2. Não fica tão centralizado quanto Alan e costuma se mexer de uma ponta para a outra.

Passes em profundidade

Além do que já demonstrou nestes quase 15 anos de carreira como profissional, Diego exibiu nos jogos-treino pelo Flamengo (veja acima alguns lances de sua participação contra o Americano) o hábito de voltar para tentar passes diagonais, ora rasteiros ora aéreos para pontas e laterais. A batida seca nestes lançamentos em profundidade permite que jogadores velozes como Rodinei, Pará, Everton e Fernandinho cheguem com a bola dominada no canto da área.

Contra o Grêmio

Embora Mancuello tenha jogado mal contra o Sport, a exemplo de toda a equipe, esperava-se que o meia iniciasse a partida contra o Grêmio, neste domingo. Porém nos últimos dois treinos da semana, realizados a portões fechados à imprensa, Zé Ricardo iniciou as atividades com Gabriel na ponta direita, deixando Diego sozinho na armação. A dúvida sobre quem joga entre o gringo e o baiano se acabará às 11h deste domingo, no Mané Garrincha.

Flamengo x Grêmio

Local: Mané Garrincha, em Brasília
Data e horário:
domingo, 11h (de Brasília)
Escalação provável: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz, Jorge; Márcio Araújo, Cuéllar e Diego; Gabriel (Mancuello), Everton e Leandro Damião
Desfalques: Willian Arão e Guererro (suspensos); Ederson (em transição)
Pendurados: Pará, Jorge, Everton, Léo Duarte e Ederson
Arbitragem: Raphael Claus (SP-Fifa), Rogerio Pablos Zanardo (SP-ASP Fifa) e Danilo Ricardo Simon Mains (SP-ASP Fifa)
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Julio Oliveira e Lédio Carmona)
Tempo real: GloboEsporte.com, a partir das 10h

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/08/o-plus-de-diego-contra-o-gremio-meia-entra-para-tornar-fla-mais-incisivo.html

Share this content: