O primeiro momento de um futuro melhor

Caros Rubro Negros,

Estamos na reta final do Campeonato Brasileiro 2016. O campeonato ainda não acabou mas admito que entre venturas e infortúnios, entre agruras e alegrias aquele cheirinho de Hepta, que em algum momento inebriou nossos sentidos, agora é apenas uma presença distante e nostálgica. Contudo tenho visto uma parte da nossa admirável torcida por demais decepcionada e isso tem trazido alguns comentários que não me parecem muito justos. Dessa forma, sinto que agora é o momento para pontuarmos sobre aonde de fato o Flamengo está e sobre nossas expectativas para o futuro.

Se eu for esclarecer aqui ponto por ponto às críticas que tenho visto e que considero exageras ou mesmo improcedentes poderia escrever um pequeno livro ao invés dessa coluna. Por tanto, de forma geral, acredito sim que existem coisas a serem criticadas. Erros certamente foram cometidos durante a temporada. Questões da formação tardia do elenco, da avaliação sobre alguns jogadores, a pouca utilização da base e até mesmo sobre alguns decisões do nosso técnico…tudo isso, em menor ou maior escala, merece comentário. E acho justo que haja cobrança sobre o que pode ser melhor. Porém essa cobrança deve ser feita levando-se em conta todo o contexto no qual o Flamengo está inserido. E de forma pautada. Nada de pedir a cabeça de técnico, de achar que está tudo errado ou de pensar em contratações miraculosas para passarmos mais 20 anos pagando por elas (vide Romário). E nada de “temos obrigação de ganhar sempre por que somos o Flamengo”. Isso é muito legal, mas não é assim que o mundo gira.

É importante nessa hora manter a cabeça no lugar ao analisar os fatos. Não devemos ter reações tão emocionais, que são cabíveis a todo e qualquer torcedor ao fim das pelejas, mas devem ser evitadas quando se olha pra situação de cabeça fria. E muito menos devemos reagir com o fígado. Não é correto e nem produtivo descarregar no time e na diretoria atual a nossa frustração de ver o Flamengo nos últimos 25 anos disputando grandes títulos esporadicamente. Ainda mais quando nos últimos anos foi feito um trabalho Hérculeo de saneamento e organização, depois de décadas de desordem, descontrole e caos para dizer o mínimo. E é sempre bom lembrar que por conta disso e de outros fatores tudo vem sendo mais difícil para o Flamengo do que para os outros, vide todo o imbróglio em torno do uso do Maracanã ou da construção de um estádio próprio. E hoje, depois de muito tempo mesmo, podemos dizer com certeza que temos estrutura, condição financeira adequada e elenco (que precisa sim ser reforçado mas tem qualidades) para termos um ano melhor. Melhor do que um ano que chegamos ai a 6, 7 rodadas do fim do campeonato como reais postulantes ao título nacional. E é esse justamente o objetivo do trabalho sólido feito hoje no Flamengo: Estarmos sempre “nas cabeças”. Dessa forma é muito provável que os títulos venham da forma que nossa ávida torcida aguarda e merece.

Acredito piamente que a proficiência administrativa é sim o caminho para essa estabilidade no topo que tanto merecemos e procuramos. A tendência é cada vez mais essa e aqueles que não se adaptarem a isso, achando que “pagar boleto é coisa de banco” cada vez mais disputaram títulos poucas vezes e passarão anos no limbo, como foi em 2009, aonde fomos campeões e no ano seguinte brigamos para não cair…Vivemos nesse segundo semestre apenas um vislumbre de tudo que vem sendo feito. Esse foi apenas o primeiro momento de um futuro melhor. Um futuro que está bem ali!!! O cheirinho de coisas boas continua forte!!! Quem viver, verá!!!

Opine, elogie, critique…Participe!!E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!!O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!!

Nota 0: Infiéis. Ainda não podemos desistir do título. Apesar de improvável não é impossível… enquanto houver 1% de chance temos que acreditar.

Nota 5: Fernandinho e Márcio Araújo. Por um lado entendo que foram jogadores úteis em algum momento da temporada ao time. Por outro vejo que são jogadores que não levam o Flamengo ao nível que gostaríamos… Renovar com eles me parece ser algo que aponta para a mediocridade em algum ponto…

Nota 10: Flamengo forte. Mais uma reviravolta e mais uma vez forças se unem no intuito de prejudicar o Flamengo em relação ao uso do Maracanã. Mas a postura do Flamengo tem sido uma postura forte, de não ceder a qualquer tipo de acordo que seja prejudicial para o Rubro Negro. Que continue assim.

Seção Gato Mestre: Virou torcida. O Atlético Mineiro vencerá o Palmeiras. Venceremos o América MG e o Santos vencerá o Vitória.

Saudações Rubro Negras!!!

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/11/o-primeiro-momento-de-um-futuro-melhor/

Share this content: