O Vestibular da garotada

Amigos! Hoje venho falar sobre nossa garotada. Os Garotos do Ninho, como ficou conhecida a geração sub-20 do Flamengo vem tendo chance de aparecer para a grande massa. São raros aqueles torcedores que podem e gostam de acompanhar as categorias de base do clube. Muitos desses garotos estão sendo reconhecidos agora por grande parte da nossa torcida, sendo que aparecem com a chancela de campeões da Copa SP de Futebol Junior, o que já é uma pressão extra.

Mas sem essa história de queimar jogadores jovens, por favor! Acho que o talento prevalece a tudo e se o jovem tiver este talento e cabeça no lugar, fatalmente, mais cedo ou mais tarde o futebol aparecerá e o jogador começará a gerar bons frutos. Historicamente, temos muita dificuldade na transição de jogadores da base para o elenco profissional. Não é raro encontrarmos matérias na imprensa revivendo a história de uma grande joia da base rubro negra que hoje, aos 28 anos, já está aposentado, exercendo uma outra profissão completamente fora do futebol.

Esse pouco aproveitamento da base no elenco profissional tem diversas causas. A falta de estrutura do clube até pouco tempo atrás freava um pouco esse desenvolvimento, a própria falta de experiência dos jovens, aliada a falta de uma estrutura familiar ou até mesmo a falta de profissionais no clube para dar um suporte ao atleta é outro exemplo e principalmente a cultura da torcida rubro-negra dificulta a consolidação de um jovem no Flamengo.

Acontece que hoje, conseguimos ver um cenário que eu, em 30 anos de futebol, ainda não presenciei no Flamengo. Temos estrutura, temos um elenco forte e uma base talentosa.

Esses fatores são extremamente importantes, pois hoje, mesmo com uma estrutura provisória, nossos jovens tem à disposição o que há de melhor em estrutura para desenvolvimento no futebol. Nosso CT ficou lindo e moderno, os garotos não sabem o que é um terrão, por exemplo, jogam em um gramado que muitas vezes é melhor que diversos estádios e contam com o acompanhamento de profissionais gabaritados e equipamentos modernos.

O elenco forte ajuda a dar tranquilidade aos jovens. Nenhum desses garotos hoje entra para decidir. O momento é muito favorável para a entrada e afirmação destes jovens. Não há sufoco, não há pressão em demasia e, assim, percebo até mesmo a torcida mais paciente e benevolente com os jovens.

A geração é boa! Temos jogadores como Ronaldo, Leo Duarte, Paquetá, Matheus Sávio, Vizeu e Adryan que não pode ser desprezada. E não para por aí! O sub-17 vem com uma geração muito boa também, representada pelos expoentes Lincoln e Vinícius Júnior.

Assim, pela primeira vez podemos ter uma geração de jogadores criados na nossa base que pode nos dar títulos grandes e entrar para história do Flamengo como a geração de 81. Para isso, o vestibular dessa garotada está sendo realizado no campeonato carioca e na Primeira Liga. Hoje tem prova! Boa sorte meus garotos! Vamos com tudo!

Vamos Flamengo!

Marcão Beton

INSCREVA-SE: TV Coluna do Flamengo

Twitter: @marcaobeton

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/03/o-vestibular-da-garotada/

Share this content: