OBSTRUÇÃO NASAL

É claro que depois de chegarmos à liderança em uma reta final, mesmo que só por uns poucos minutos, a percepção de distanciamento do título acaba deixando um gostinho de decepção. A sensação de “nariz entupido” incomoda e seria hipocrisia negar isso.

Me consolo olhando para as dificuldades que enfrentamos em um ano absolutamente atípico e, mais uma vez, enfrentando arbitragens absolutamente TÍPICAS.
Nas mãos de quem o Futebol Brasileiro está, e sendo conduzido da forma que é, o Flamengo precisará ser ainda mais forte, dentro e fora das quatro linhas, do que já é, para se tornar Hepta.

Mas seria pura ilusão achar que esse foi o único motivo de passarmos mais um ano sem o grito de Campeão. NÃO FOI !
Nem mesmo as constantes viagens servem mais como argumento, já que nosso desempenho no Maracanã vem sendo BEM inferior ao que tivemos como mandantes fora do Rio.

Oscilamos demais no início, desperdiçamos pontos DEMAIS no decorrer e não conseguimos manter a pegada no final, o que acabou tendo o seu preço.
Embora nosso elenco esteja entre os mais fortes, mais uma vez, foi sendo montado ao longo da competição. A aposta em um famoso Medalhão para comandar nossa equipe este ano não produziu os resultados esperados e fomos obrigados a mudar tudo que havia sido planejado.

Exatamente por isso, pelo menos para mim, se tivemos um “Destaque” em 2016, esse não foi Arão, Muralha, Jorge, Guerrero e nem mesmo Diego.
Sem usar as seguidas viagens como muleta (como seu famoso antecessor), Zé Ricardo demonstrou uma PUTA personalidade, comando e alternativas táticas que (mesmo se utilizando de jogadores execrados pela quase totalidade de nós mesmos) surpreenderam a mídia mais exigente.

Erra? CLARO que erra! Como o Guardiola erra, o Mourinho erra, nossa Diretoria erra, nossos principais jogadores erram e, mesmo nós, constantemente erramos em nossas avaliações.
Só que não foi ele quem errou pênalti no último lance de uma partida, deu de presente o gol da vitória adversária, falhou debaixo das traves, escorregou na frente de um atacante, deixou para trazer reforços no meio da competição ou manipulou arbitragens.

Seria injusto deixar de dar o devido valor a um desempenho, que não mereceria ser desprezado, mesmo se tivesse sido conseguido pelo Muricy .
Méritos também para os nossos Gestores, que, até chegaram a testar o Jaime, mas, como incorrer no mesmo erro configuraria uma burrice que não lhes pertence, resolveram (SABIAMENTE) apostar na RENOVAÇÃO.
Alguém aqui acha que, obrigatoriamente, o Abelão, Joel Santana, Levir, ou qualquer outro dos disponíveis, faria melhor?

Nossos jogadores acreditam nele, o ambiente interno parece ser o melhor possível (titulares e reservas SEMPRE comemoram juntos), e o Zé conhece muitíssimo bem o Flamengo.
Medo dele na Libertadores por que? Será que o resultado pode ser pior do que vem sendo, com o bando de Medalhões com os quais a disputamos nos últimos anos?

Penso que devemos valorizar mais a CONSISTÊNCIA da nossa mudança de patamar no futebol brasileiro. Sim, o Flamengo é INCAÍVEL, mas só agora está se livrando do estigma da segunda página.
Nosso elenco já está entre os melhores e será pontualmente reforçado para o ano que vem, sem loucuras, sem precipitações, sem necessidade de “Engenharias Financeiras” e sem sermos obrigados a começar do Zero, pela fuga em massa dos que gostaríamos que ficassem, mas não tínhamos condições de manter.

Tenho certeza que se no início do ano nos dessem um documento, onde existisse um cláusula que nos garantisse uma vaga já na fase de grupos da Libertadores, MUITO POUCOS de nós deixariam de assinar.
Depois que o Muricy pediu o boné então, eu seria capaz de voar no pescoço do cara que estivesse com esse documento em mãos e ameaçasse ir embora.

Claro que não vou ficar aqui soltando foguetes, com MAIS UMA equipe do “Lado PODRE da Força” levando o caneco pra casa. Mas também não vou ficar lamentando eternamente a perda de um título, que, inegavelmente, disputamos até o fim. Prefiro “assoar meu nariz” e passar a olhar para a Libertadores de 2017 de uma forma bastante mais otimista que nos últimos anos. O que não faltam são motivos para isso e acredito ser esse o papel do torcedor, que acredita no trabalho que vem sendo feito.

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!

Fonte: null

Share this content: