• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

Os cinco pontos fortes do Independiente del Valle, que o Flamengo precisa se atentar

Por: Higor Neves e Letícia Marques

Flamengo e Independiente del Valle se enfrentam pela terceira vez este ano. No entanto, o confronto desta quinta (17), é válido pela Conmebol Libertadores. A partida está marcada para às 21h (horário de Brasília), no Estádio Casa Blanca e marca a reestreia das equipes na Maior Competição da América. Atual campeão da Sul-Americana e vice da Recopa para o próprio Fla, o time equatoriano tem dado passos cada vez mais largos, e o Rubro-Negro precisará de atenção em cinco pontos especiais para sair com a vitória no embate.

Apesar do orçamento limitado, o time equatoriano tem encontrado boas soluções e mostra ousadia em campo. Até então, nesta temporada, foram 17 jogos e 39 gols marcados. Enquanto, na Libertadores, foram seis gols marcados em dois jogos. Ao todo, desde o retorno após a paralisação por conta da pandemia, são 24 gols em 9 jogos.

Como um projeto bem sucedido, que levou a conquista da Sul-Americana e visibilidade no cenário continental, o Del Valle dificilmente abre mão de suas características. Dentre elas, está o alto índice de posse de bola e criatividade da equipe. Em dois jogos pela Libertadores, a média é de 67,5% de posse de bola, além de 17,5 finalizações por jogo.

Como todo time que chega forte para brigar por títulos, o Del Valle conta com uma importante referência no ataque. Trata-se de Gabriel Torres, de apenas 18 anos. Xará do artilheiro do Flamengo, o atleta já balançou as redes por 11 vezes em 14 jogos na temporada, sendo assim o grande nome do setor ofensivo equatoriano.

 

Apesar de a equipe não ter responsabilidade pela altitude, este é certamente um fator que pode ser aproveitado. A partida acontecerá em Quito, que fica 2.800 metros acima do nível do mar. Este é um elemento que, costumeiramente, costuma ser explorado pelas equipes da casa em chutes de longa distância e jogadas de velocidade, uma vez que adversários de outros países não estão acostumados – nem tecnicamente, muito menos fisiologicamente – com os efeitos que o ar rarefeito causa.

Apesar da pouca idade (35 anos), o técnico Miguel Angel Ramirez já é visto como um dos grandes treinadores no futebol sul-americano. À frente da equipe desde 2019, o espanhol conta com total apoio do seu grupo de atletas, que comprou a ideia desde o início do trabalho e tem conseguido evidentes evoluções. Não a toa, foi justamente na temporada anterior que o Del Valle conquistou a Copa Sul-Americana, maior título da sua história. Vale destacar que o treinador chegou a ser cotado para assumir o Flamengo após a saída de Jorge Jesus.

Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção

O confronto vale a liderança do Grupo A da competição. Visto que Flamengo e Independiente del Valle estão empatados no número de pontos. Entretanto, o time equatoriano leva vantagem no saldo de gols e ocupa a primeira colocação. A partida será transmitida exclusivamente pelo Facebook Watch. Porém, o Coluna do Fla realizará a tradicional transmissão pé quente no YouTube, com a narração do Rafa Penido, os comentários de Tulio Rodrigues e a reportagem com João Pedro Granette.

 

Publicado em colunadofla.com.