Pandemia congestiona calendário, e joias da base terão mais espaço para mostrar talento no Flamengo

A pandemia do novo coronavírus impactou competições esportivas ao redor de todo, inclusive no futebol. Se no profissional o impacto foi grande, na base, o peso de um calendário apertado se tornou ainda mais evidente. O Flamengo retomou aos jogos com os Garotos do Ninho neste mês, tendo apenas as categorias sub-17 e sub-20 com partidas em disputa – as divisões inferiores foram canceladas. Em meio a esse cenário, diversos jovens devem ganhar oportunidade.

A principal evidência de que o calendário será apertado é no período de disputa das competições. Em anos anteriores, torneios que eram realizados em um período de 10 meses passarão agora para um semestre. Além disso, uma curiosidade é que a Copa do Brasil e o Brasileirão acontecerão simultaneamente – no calendário habitual, uma competição só se inicia após o término da outra.

Mauricio de Souza, treinador da categoria sub-20 do Flamengo, é um dos que terá mais ‘dor de cabeça’ com a mudança do calendário. O técnico, aliás, garante que, com a menor distância entre os jogos, dará oportunidades a mais garotos que desejam mostrar seu valor com o Manto Sagrado.

— Já havia um tempo que tínhamos o planejamento de oficializar o Sub-18 como uma nova categoria de trabalho dentro da nossa estrutura de futebol de base. Com o apoio da direção do clube, isso foi feito a partir da atual temporada. Com a redução do período de competições para apenas seis meses e o acúmulo de jogos, seria totalmente inviável utilizarmos apenas o elenco Sub-20 nas três competições, já que pelo calendário teremos semanas com até quatro jogos, com muitas viagens pelo país.

— Teremos espaço para nossos atletas de primeiro ano na categoria, que anteriormente pouco jogavam, poderem atuar mais e dar sequência ao seu desenvolvimento, orientados diariamente por uma comissão técnica vitoriosa e totalmente competente, comandada pelo treinador Mário Jorge. Nossa integração e troca de ideias e informações é diária e constante.

Atualmente, a competição em foco na categoria sub-20 é a Taça Guanabara. O Flamengo é líder de seu grupo, com seis pontos, mas foi derrotado na última rodada, perdendo por 2 a 0 para o Fluminense. Para tentar se recuperar, o Mais Querido volta a campo nesta quarta-feira (16), quando encara a Portuguesa, às 10h, no estádio Luso-Brasileiro.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/09/pandemia-congestiona-calendario-e-joias-da-base-terao-mais-espaco-para-mostrar-talento-no-flamengo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pandemia-congestiona-calendario-e-joias-da-base-terao-mais-espaco-para-mostrar-talento-no-flamengo

Share this content: