| Futebol

Pioneirismo, soldados e polêmica: conheça mais do Maccabi, rival do Fla

Equipe mais forte do basquete israelense é mais antiga que o próprio país, se tornou destaque na Europa e encara o Flamengo na disputa pelo Mundial de Clubes, no Rio

saiba mais
  •  Fla apresenta uniforme e reforço
  • Concorra a ingressos para NBA Global Games

O novo desafio do Flamengo não é dos mais famosos, mas tem uma larga e extensa história no basquete. Do Oriente Médio, região marcada por muitos conflitos e guerras ao longo das últimas décadas, o Maccabi Tel Aviv vem ao Rio de Janeiro com a missão de vencer o Rubro-Negro diante de sua torcida, na briga pelo Mundial de Clubes.

Campeão europeu deste ano, ao vencer o Real Madrid na decisão, o time de Israel briga por sua segunda conquista da taça intercontinental, já que triunfou em 1980. Vencedores da Liga das Américas, os cariocas brigam pelo título inédito. Os jogos serão disputados na sexta-feira (dia 26), às 21h30, e no domingo (28/9), às 12h, na Arena da Barra.

 maccabi tel avivi (Foto: Reprodução) Maccabi Tel Aviv: o multicampeão e exemplo do basquete israelense (Foto: Reprodução)


Exemplo de sucesso em Israel, apesar de ser uma equipe respeitada no basquete mundial, sobretudo na Europa, o Maccabi Tel Aviv ainda é desconhecido para grande parte da torcida brasileira. Por isso, o GloboEsporte.com listou algumas curiosidades sobre o time.

Confira:

Nokia Arena, Yad Eliyahu Tel Aviv Basquete (Foto: Getty Images)Nokia Arena, Yad Eliyahu Tel Aviv Basquete (Foto: Getty Images)

- A equipe do Maccabi Tel Aviv foi fundada em meados da década de 1930. Antes mesmo da fundação do Estado de Israel, em 1948.

- A Liga de Basquete Israelense foi fundada em 1954. O Maccabi foi o primeiro time campeão e domina a competição desde então, sendo dono de 51 títulos. Inclusive uma histórica marca de 23 conquistas consecutivas entre 1970 e 1992.

- Por sua força no basquete, o Maccabi é considerado um time de importância representativa de Israel para o mundo. O clube possuiu uma arena de basquete moderna, com capacidade para 11.700 espectadores.

- O Maccabi Tel Aviv foi o primeiro clube de Israel a entrar na disputa dos torneios europeus, em 1958. A equipe já foi seis vezes campeão da Euroliga, o equivalente à Liga dos Campeões da Europa no futebol.

Tel Aviv prédios, Azrieli (Foto: Flickr)A cidade de Tel Aviv: a segunda maior de Israel (Foto: Flickr)

- O primeiro jogo entre um time europeu e um da NBA aconteceu em Tel Aviv.  Na ocasião, o time israelense venceu o Washington Bullets por 98 a 97.

- Nos anos 60, o Maccabi foi o primeiro time a receber um primeiro-ministro em uma partida. Levi Eshkol e outros membros do parlamento acompanharam alguns jogos da equipe naquela época.

- Apelidado de ''Sr. Basquete'', o americano Tal Brody se tornou um dos grandes nomes da histórica do Maccabi Tel Aviv. Depois de construir quase toda sua carreira na equipe, a partir dos anos 60, ele atualmente é embaixador da Boa Vontade de Israel.

- A origem do nome do time vem dos Macabeus: guerreiros de um exército rebelde da antiguidade que conquistou territórios e foi fundamental para a expansão da Judeia, antigo território israelense.

torcida comemoração tel aviv (Foto: AFP)Torcida do Maccabi comemora título europeu diante da prefeitura de Tel Aviv (Foto: AFP)




- A equipe mudou parte de seu time que foi campeão da Europa em maio. O treinador David Blatt fechou com o Cleveland Cavaliers, onde vai treinar o astro LeBron James e o brasileiro Anderson Varejão. A equipe se despediu também de jogadores importantes, como Tyrese Rice e Rick Hickmann. Por outro lado, nomes como os americanos Jeremy Pargo e MarQuez Haynes são reforços importantes.

Guy Pnini Basquete (Foto: Getty Images)Guy Pnini: ex-capitão, jogador é famoso por polêmicas (Foto: Getty Images)

- Apesar da origem do time, o Maccabi não tem muitos israelenses em seu plantel. Dos sete atletas com nacionalidade do país, três são americanos naturalizados.

- O Maccabi já contou com um jogador brasileiro em sua história. O ala Alex Garcia, que defendeu o Brasil no Mundial da Espanha, neste mês, atutou pelo clube em 2007.

- O presidente do time, Shimon Mizrachi, está no clube desde os anos 60. Ele também é um dos homens fortes da associação de basquete de Israel. 

- Aos 18 anos, todos os israelenses são obrigados a servirem o exército. Isso inclui jogadores de basquete que nasceram no país. Israel fica localizada no Oriente Médio, em uma região marcada por conflitos há décadas.

- Tel Aviv é a segunda maior cidade de Israel, com 405 mil habitantes. Por mais que a maior cidade, Jerusalém, seja a capital do país, a cidade do Maccabi é tratada como um ponto estratégico funcional e financeiramente. 

- O antigo capitão Guy Pnini é um dos atletas mais polêmicos da Liga Israelense. Há dois anos, ele chamou um jogador rival de nazista e desejou ao jogador e seu pai um câncer. 

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.