| Futebol

Placar recheado: Flamengo derruba escritas em vitória no Chile

Dois jogadores marcam o primeiro gol com o Manto Sagrado em noite de maior goleada fora do Brasil em competições internacionais

flameng - Placar recheado: Flamengo derruba escritas em vitória no Chile

Foto: Staff Images/Flamengo

Na noite de quarta-feira, o Flamengo iniciou sua caminhada em mais uma competição internacional, a Copa Sul-Americana 2017. E começou muito bem: goleou o Club Deportivo Palestino por 5 a 2, em Santiago, no Chile, e abriu ótima vantagem para o jogo da volta, em agosto, no Rio de Janeiro. 

Sócio-torcedor tem o orgulho de jogar junto em cada vitória: o dinheiro vai para o Futebol e traz mais reforços, revelações e estrutura para o CT. E ainda tem vantagens nas lojas oficiais para comprar o Manto e vestir com orgulho! Clique e faça sua adesão agora.

Não foi apenas uma partida "muito louca", o confronto também registrou o fim de algumas escritas. Everton Ribeiro, com uma bela cobrança de pênalti, fez o primeiro gol pelo Flamengo. E Rafael Vaz, no clube há um ano, também sentiu a emoção de marcar vestindo o Manto Sagrado.

Além dos feitos inéditos dos jogadores, o Flamengo, pela primeira vez em torneios internacionais, anotou mais de quatro gols em uma partida fora do Brasil. Não que o time tenha sido econômico em sua história contra rivais brasileiros ou sul-americanos. Quem não se lembra do 5 a 0 contra o Santos, no Morumbi, em 1984? Ou do 8 a 2 para cima do Minerven, em 1993, no Maracanã? Mas, fora do Brasil, em partidas oficiais, o Flamengo ainda não havia superado a barreira dos quatro gols.

O recorde anterior havia sido na estreia do Mais Querido na Copa Libertadores da América. Em 11 de agosto de 1981, Zico (três vezes) e Baroninho encheram de gols a rede do Cerro Porteño no Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai, levando o time a mostrar seu cartão de visitas logo com um 4 a 2 fora de casa. Com esta grande abertura, o Flamengo mostrou quem mandaria na América do Sul - e posteriormente no Mundo - naquele ano. 

Mas 4 a 2 é goleada? Há quem tenha dúvidas. Porém, 4 a 0 é, e dois tradicionais rivais chilenos já tiveram de dar explicações em casa, depois do Rubro-Negro atropelar sem dó. 

Primeiro em 1999. Com Rodrigo Mendes marcando duas vezes, Romário e Fábio Baiano completando, o Flamengo não tomou conhecimento do Colo-Colo, no estádio David Arellano, e fez 4 a 0 na segunda partida da fase de grupos da Copa Mercosul. Naquele ano, o Mais Querido terminaria campeão e ainda deixaria sua maior goleada na competição, contra o Universidad de Chile, por 7 a 0, mas no Maracanã. 

O mesmo Universidad de Chile voltou a ter pesadelos com o Flamengo no ano seguinte, quando as duas equipes se encontraram na capital chilena e o Rubro-Negro aplicou mais um 4 a 0, gols de Edílson (2), Fabão e Denílson. 

Um pouco mais humilde, mas com grande diferença de gols, o Flamengo ainda venceu por 3 a 0 o River Plate em Buenos Aires, em 1982, a ULA (Venezuela), em 1984, em Caracas, e o Velez Sarsfield, também na Argentina, em 1997. 

Fichas por ordem de quantidade de gols e diferença:

05/07/2017 - Copa Sul-Americana
Partida: Flamengo 5 X 2 Palestino(CHL)
Local: San Carlos Apoquindo - Santiago - Chile
Gols: Réver, Berrío , Leandro Damião, Rafael Vaz, Everton Ribeiro

04/08/1999 - Copa Mercosul
Flamengo 4 X 0 Colo-Colo(CHL)
David Arellano - Santiago - Chile
Gols: Rodrigo Mendes (2), Romário, Fábio Baiano

06/09/2000 - Copa Mercosul
Flamengo 4 X 0 Universidad de Chile(CHL)
Nacional de Chile - Santiago - Chile
Gols: Edílson (2), Fabão, Denílson

11/08/1981 - Taça Libertadores da América
Flamengo 4 X 2 Cerro Porteño(PAR)
Defensores Del Chaco - Assunção - Paraguai
Gols: Zico (3), Baroninho

30/04/2008 - Taça Libertadores da América
Flamengo 4 X 2 América(MEX)
Azteca - Cidade do México - MEX
Gols: Marcinho(2), Diego Tardelli, Leonardo Moura

22/10/1982 - Taça Libertadores da América
Flamengo 3 X 0 River Plate (ARG)
Monumental de Núñez - Buenos Aires - ARG
Gols: Lico, Zico, Nunes

29/06/1984 - Taça Libertadores da América
Flamengo 3 X 0 ULA(VEN)
Olímpico de la UCV - Caracas - VEN
Gols: Tita(2), João Paulo

28/10/1997 - Super Copa dos Campeões da Libertadores da América
Flamengo 3 X 0 Velez Sarsfield(ARG)
Jose Almafitani - Buenos Aires - ARG
Gols: Sávio(3)

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/25648/placar-recheado-flamengo-derruba-escritas-em-vitoria-no-chile

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.