PM e Fla aumentam controle nos acessos do Maracanã para evitar tumulto e invasões na final da Copa do Brasil

A Polícia Militar, em parceria com o Flamengo, montou um plano de segurança e serviço para evitar tumulto na entrada do Maracanã na primeira partida da final da Copa do Brasil, amanhã. O foco é inibir a circulação de pessoas sem ingresso nos arredores, mas sobretudo garantir que os torcedores com o bilhete entrem cedo no estádio.

Segundo o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios, que desta vez estará nos acessos das bilheterias para evitar invasões, metade do público tem entrado apenas com 30 minutos para o jogo começar. Mas os portões estarão abertos desde 18h45. Para que o público não fique do lado de fora consumindo bebida, a Guarda Municipal fará uma operação “choque de ordem” para inibir ambulantes desde as 12h.

O Gepe também monitorou movimentos nas redes sociais de grupos com a intenção de tumultuar a entrada para invadir. Para isso vai deslocar agentes para os acessos. Mesmo assim um cordão de isolamento será feito nas ruas do entorno para que só torcedores com ingressos acessem o Maracanã. Nesse filtro, passarão torcedores com ingressos falsos ou cartões de sócios oferecidos por cambistas. Segundo o Major Silvio Luiz, não há qualquer garantia de que eles funcionem.

– Não há garantia nenhuma desse cartão ser carregado. Esse é um problema que vamos ter. Tentei fazer que todos chegassem com ingresso físico. O sócio de posse do cartão, vai passar, e dar problema na catraca. Vamos enfrentar nesse problema. O ingresso falso se for parecido, vai passar pelo isolamento também. Quando bater qualquer problema vamos retirar a catraca. Vai ter uma equipe de apoio do clube para ver se é falso, se o cartão não carregou. Se ficar na frente da catraca sem entrar, vai dar tumulto – explicou o comandante do Gepe.

O Gepe também pediu que o Flamengo insistisse que seu torcedor chegue e entre cedo. E deu a ideia ao clube de organizar um show para que os torcedores tivessem incentivo de estar nas arquibancadas logo. Segundo o Flamengo o pedido não foi formalizado.

– No último jogo faltando 30 minutos só tinha 25 mil dos 50 mil torcedores no estádio. A gente solicitou o Flamengo que contratasse algum show para atrair o torcedor. Seria um bom meio. Ou fazer uma promoção diferenciada – indicou Silvio Luiz.

O comandante do Gepe alertou novamente sobre a presença de agentes nas entradas para evitar tumultos e invasões.

– Detectamos movimento nas redes sociais para invadirem o estádio em grupos. A entrada vai ter grande aparato, para evitar empurra empurra que o torcedor sem ingresso provoca – reforçou o policial.

O efetivo não foi revelado mas será maior que o da semifinal.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/pm-fla-aumentam-controle-nos-acessos-do-maracana-para-evitar-tumulto-invasoes-na-final-da-copa-do-brasil-21789766.html

Share this content: