| Futebol

Pratas do Fla: comissões técnicas e a formação da base rubro-negra

Coordenadores técnicos lideram diretrizes metodológicas

Kadu Borges e Léo Inácio

Kadu Borges e Léo Inácio

Como parte fundamental na formação dos atletas dentro dos conceitos de um  futebol moderno, o Flamengo reúne em seu departamento de comissões técnicas, profissionais formados em Educação Física com variadas especializações em futebol. Os coordenadores Léo Inácio e Kadu Borges, lideram, controlam e direcionam a aplicação das diretrizes técnicas instituídas no Modelo Técnico do Flamengo.

Construído pelos profissionais do Flamengo, o Modelo Técnico direciona a identificação e potencialização das quatro competências fundamentais de cada jogador: qualidades técnicas, valências físicas, comportamento/ inteligência de jogo e aspectos psicológicos. É de responsabilidade das comissões técnicas a aplicação da metodologia instituída no Modelo Técnico desenvolvido pelo clube.

Dentro do departamento técnico de formação das categorias de base são trabalhados os aspectos gerais das diretrizes técnicas de campo. Dividido em dois módulos, são realizadas aplicações de conteúdos adequados a suas respectivas faixas etárias, respeitando os processos didáticos e pedagógicos. Os módulos são:

- Transição do Futsal para o Campo - dos 9 aos 13 anos.
Sub 11 (Pré-Mirim) e  Sub 13 (Mirim).

- Formativo – dos 14 anos aos 20.
Sub 15 (Infantil), Sub 17 (Juvenil) e Sub 20 (Juniores).

No módulo Formativo as comissões técnicas são compostas por um treinador, um auxiliar técnico, um preparador físico, um treinador de goleiros e um estagiário. Exceto no Juniores, todas as categorias se sub dividem em algumas competições e pontualmente os auxiliares técnicos atuam como técnico na categoria abaixo (Sub 16, Sub 14 e Sub 12).

Conheça as comissões de cada categoria:

Sub 20
Técnico é o Zé Ricardo, o Auxiliar Técnico é o Walter Machado, o Preparador Físico é o Fabio Eiras, o Treinador de Goleiros é o Nielsen Elias.

Sub 17
Técnico é o Gilmar Popoca, o Auxiliar Técnico é o Marcio Torres, o Preparador Físico é o Arthur Peixoto, o Treinador de Goleiros é o Jober Lima e o estagiário é o Marlon Syndara.

Sub 15
Técnico é o Dudu Patetuci, o Auxiliar Técnico é o Ramon Lima, o Preparador Físico é o Leonan Kassali, o Treinador de Goleiros é o Thiago Eller e o estagiário é o Eduardo Barthen.

Sub 13
Técnico é o Wallace Silva, o Auxiliar Técnico é o Ramon Lima, o Preparador Físico é o Roberto Carmo, o Treinador de Goleiros é o Thiago Eller e o estagiário é o João Pedro.

Sub 11
Técnico é o Mauro Felix, o Preparador Físico é o Roberto Carmo, o Treinador de Goleiros é o Thiago Eller.

Leia as matérias anteriores da série:

Pratas do Fla: Conheça o Centro de Inteligência e Mercado do Futebol
Pratas do Fla: como é aplicada a cidadania na base rubro-negra
Pratas do Fla: Psicologia esportiva levada como treinamento mental
Pratas do Fla: Alimentação a favor do esporte
Pratas do Fla: Fisiologia como suporte na preparação física
Pratas do Fla: Pedagogia na disciplina fora de campo
Pratas da Casa: Saiba como funcionam as categorias de base do Flamengo
Pratas do Fla: Medicina como prevenção, tratamento e recuperação

Fonte: http://flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/22653/pratas-do-fla-comissoes-tecnicas-e-a-formacao-da-base-rubro-negra

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.