Pré-temporada dia #2: Avaliações de resistência e trabalho com bola

Pré-temporada dia #2: Avaliações de resistência e trabalho com bola

Ronaldo em trabalho com bola

Dando continuidade aos preparativos para a temporada 2018, os atletas que se reapresentaram voltaram às atividades no CT George Helal. Exames e testes físicos foram realizados a fim de individualizar a rotina de treinos, procurando extrair as melhores condições de cada um.

Quem sente o orgulho de ser sócio-torcedor faz o time mais forte e tem mais Flamengo sempre: descontos em ingressos e no pay-per-view, vídeos exclusivos para ficar por dentro, vantagens nas lojas oficiais para ter o Manto e outros produtos e muito mais. Clique e faça sua adesão agora!

Inicialmente, os atletas dirigiram-se ao Departamento Médico rubro-negro para que fosse feita a avaliação de composição corporal. Esse exame tem como objetivo medir os percentuais de massa e gordura de cada jogador, visando estabelecer uma rotina de atividades específica tendo esses dados como base.

Em seguida, foi a vez dos testes de resistência cardiorrespiratório, que ocorreu no Campo 3. A primeira etapa consistiu no 'Teste Ioiô', em que são realizadas corridas com aumento gradual de velocidade em um setor demarcado no gramado. Finalizando a atividade do período da manhã, corridas com alternância de velocidade em circuito pré-estabelecido concluíram a avaliação.

Na parte da tarde, a bola passou a integrar o trabalho. Após a preparação no Centro de Excelência em Performance do Flamengo, que envolveu exercícios de prevenção de lesões e ativação muscular, os atletas encaminharam-se ao Campo 4.

O treinamento contou com a participação de atletas da base e teve início focado na mudança de direção, com condução de bola entre estacas fincadas no gramado, além de troca de passes longos e curtos. Na sequência, foi a vez do trabalho de manutenção da posse de bola, divididos em três equipes com quatro atletas cada.

Por fim, ocorreu trabalho coletivo em campo reduzido, a fim de avaliar as condições física e técnica do grupo com a simulação de situações de jogo. Ao término das atividades, o preparador físico Gustavo Araújo explicou a atividade desta sexta-feira (05).

"Na parte da manhã, foi realizada uma avaliação de composição corporal, para verificar quem precisa de um trabalho um pouco mais dedicado à redução do percentual de gordura. Depois fizemos a avaliação 'ioiô endurance', para medirmos o nível de resistência e, em determinado ponto, diferenciar suas cargas de trabalho", comentou Gustavo.

"À tarde, fizemos um trabalho de força na academia e retornamos ao campo para darmos introdução ao trabalho com bola. Começamos com a atividade de mini-jogo, para que os atletas pudessem ter um condicionamento específico objetivando o início da temporada", concluiu o preparador.