Primeira Liga terá 15 clubes e quer fazer venda de direitos de TV por licitação

Em assembleia nesta segunda-feira, em São Paulo, a Primeira Liga definiu que fará inicialmente a sua próxima edição com seus 15 membros fundadores, sete datas e final em jogo único. A novidade principal, no entanto, é o formato para a venda dos direitos de transmissão em 2017: será feito um estudo para realizá-lo através de licitação entre emissoras interessadas.

Chapecoense, Joinville e Paraná serão os novos integrantes da competição a partir da próxima temporada.

A princípio, existia o desejo de se convidar também mais um representante do futebol carioca como 16º participante, porém, ele foi deixado de lado. Não está descartada a retomada da ideia em caso de interesse da televisão, no entanto.

Em seu novo formato, a Primeira Liga terá início em 22 de janeiro e se encerrará em 29 de março, podendo ser estendida para abril em caso de conflito de datas com a Libertadores.

Ela teria três grupos de cinco clubes, com cada um realizando duas partidas em casa e outras duas fora. Os dois primeiros de cada uma das chaves mais dois melhores terceiros colocados seguem para as quartas de final.

A decisão deve ser em jogo único na casa do mandante.

"Estamos abertos a outros grandes clubes do futebol brasileiro", disse o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, em pronunciamento ao final do encontro.

A Primeira Liga conta hoje com 15 fundadores e é formada por América-MG, Avaí, Atlético-MG, Atlético-PR, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense, Flamengo, Internacional, Joinville, Grêmio e Paraná

Fonte: ESPN

Share this content: