| Futebol

Primeiro goleiro profissional do Flamengo, Fernandinho completa 103 anos

Ex-jogador chegou a jogar de graça pelo clube e impressiona por sua vitalidade, lucidez e simpatia

Fernandinho no Maracanã, no ano passado

Fernandinho no Maracanã, no ano passado

O primeiro goleiro profissional do Flamengo, Fernandinho, completa hoje 103 anos. Como jogou na década de 1930, nunca disputou uma partida no Maracanã, que foi construído apenas 20 anos depois, em junho de 1950. Mas o estádio mais famoso do país foi palco para homenagens - justíssimas - a Fernando Ferreira Botelho. Em 2014, no dia 01 de março, foi a última delas, antes da partida contra o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, com 101 anos, subiu as escadas até o gramado com uma vitalidade que impressionou a todos.

A história de Fernandinho no Rubro-Negro é longa e nunca teve fim. O ídolo acompanha o Flamengo desde criança, jogou nas categorias de base e é conselheiro vitalício do clube. Dentro das quatro linhas, o arqueiro defendeu o Manto Sagrado em 62 jogos, de 1930 a 1934, mas tornou-se profissional apenas em 1933. Antes disso, o esportista amador jogava de graça pelo clube. Neste ano, Fernandinho era o goleiro do Flamengo no que foi a primeira excursão do clube para fora do Brasil, para o Uruguai. Com problemas no joelho, sua carreira teve final prematuro, quando o atleta tinha apenas 21 anos de idade. O goleiro não chegou a ganhar nenhum título como profissional, sendo campeão apenas nas categorias de base, mas tem ostenta a melhor média de gols sofridos em Fla-Flus, na história do clássico, confronto em que se manteve invicto por toda sua carreira. Seu retrospecto contra o time das Laranjeiras é irretocável. Fernandinho estreou no time principal na última rodada do Carioca de 1931, em sua primeira vitória em Fla-Flus por 1 a 0, quando o Flamengo não vencia o Fluminense desde setembro de 1928.

Um verdadeiro patrimônio histórico do clube, Fernandinho não tem dúvidas quando lhe perguntam qual foi o melhor jogo de sua vida. O craque conta que, em 1919, com apenas seis anos de idade, assistiu a uma derrota histórica do Fla para o Flu: um 4 a 0 que garantiu o tricampeonato estadual (1917-18-19) ao Tricolor. Em 1932, já como goleiro titular do Flamengo, Fernandinho pôde devolver o placar aos tricolores, vencendo o rival pelos mesmos 4 a 0 de 1919.

Encontro com Zico em seu centenário
No dia em que completou 100 anos, Fernandinho e Zico comemoraram seus aniversários na sede da Gávea - o Galinho nasceu no dia 03 de março. Neste dia, o goleiro chegou cedo à Gávea para encontrar pela primeira vez com o eterno camisa 10 do Flamengo, que em sua opinião é o maior jogador de todos os tempos.

"Uma felicidade imensa estar com o Zico. Primeira vez que encontro com ele. Dizem que sou uma pessoa muito simpática, mas o Galinho consegue ser igual a mim. Não recusa nada e está sempre sorrindo. No futebol, não fiz tanto quanto ele, mas em simpatia a gente empata", brincou Fernandinho. Zico também não poupou elogios ao centenário. "A lucidez do Fernandinho impressiona. Quero chegar na idade dele assim. É a história do futebol do Flamengo, emocionante estar com ele".

Fonte: http://flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/23016/primeiro-goleiro-profissional-do-flamengo-fernandinho-completa-103-anos

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.