Projeto, Castlevania, Flamengo. É possível achar algo que os conecte?

Que a diretoria não tem um planejamento está claro. Esse hiato entre Carpegiani e outro treinador prova isso. Claro, temos que fazer uma distinção dos tipos de planejamento, mas fica mais fácil destacar que o planejamento financeiro, de esportes amadores e do futebol de base são sucesso e todo o resto é uma lástima.

Olá coleguinhas de coluna do Flamengo. Hoje gostaria de fazer uma digressão sobre projeto. Atenção: não é sobre o planejamento em si, mas sobre aquilo que o antecede e as estratégias para chegar nessa meta, o que dialoga diretamente com o planejamento.

Em primeiro lugar devemos definir cada coisa. Projeto é uma meta. Onde se quer chegar. Planejamento é uma forma. Como se vai chegar. Neste sentido nos parece que o clube tem um projeto, ainda que precário, mas ou esse projeto é conservador demais, causando os episódios recentes, ou é distante demais, provocando uma distorção.

Vamos partir para um exemplo mais paupável, se assim o podemos dizer. Num jogo de videogame, o seu projeto é chegar ao final e o superar. Problema? Muitas vezes esse final do jogo fica tão distante que simplesmente não é possível enxergá-lo. Em Castlevania, por exemplo, esse final pode demorar 24 horas. Alguém consegue ficar na frente do videogame esse tempo todo? Não. Qual a solução? O próprio jogo oferece mini objetivos mais curtos. São os chamados save points. Uma vez chegado o primeiro save point, o próximo objetivo é chegar ao posterior e assim por diante até chegar ao final do jogo, enfrentar o Dráculae concluir o jogo.

“Viajou, hein Anderson”. Nem tanto, coleguinha. Vamos ver? O Flamengo já deixou vazar sua meta, inclusive como deve ser. Anualmente ou em biênios. Interessante. Em seu site oficial, o clube teria projetado sucesso de 50% do brasileiro até 2021 e 20% sulamericano. E enquanto isso? A hegemonia deve ser o objetivo final do jogo de videogame do Flamengo, mas qual é o nosso Save Point? Mais ainda! O Alucard troca equipamentos conforme vai chegando ao objetivo. Que equipamentos o Flamengo vai mudar? Para quais?

Então, como se passassemos para o próximo passo dessa conversa essa coluna cresceria de forma gigantesca, vamos parar por aqui. Mas ainda vamos sugerir equipamentos, Save Points e talvez até uma mudança no objetivo final. Vem com a gente. Diz aí o que você acha do projeto do Flamengo.

Anderson Alves, O otimista.

Follow @alvesotimista

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/04/projeto-castlevania-flamengo-e-possivel-achar-algo-que-os-conecte/

Share this content: