Projeto de novo museu do Flamengo se inspira em clubes da Argentina e Europa; fotos

O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e representantes da diretoria do clube, como o vice de futebol Ricardo Lomba, realizaram uma visita técnica na Argentina para conhecer de perto a estrutura, a tecnologia e o trabalho dos museus do River Plate e do Boca Juniors, em função do projeto do novo Fla Memória.

O projeto da Exposição Fla Memória pretende transformar uma área de mais de 2 mil m² na maior e mais moderna exposição de um clube do futebol brasileiro. O invetimento, avaliado será de quatro milhões de doláres.

O custeio do projeto será 100% viabilizado pela ISV (International Sports Ventures) e pela MUDE (Museos Desportivos) e gerará royalties para o clube. Agora, a nova parceira rubro-negra vai ao mercado captar patrocinadores para viabilizar o projeto. Para a sua conclusão, o Fla Memoria deve gerar 250 postos de emprego diretos e indiretos.

O novo Fla Memória espera receber entre 150 e 250 mil visitantes por ano. Marcelo Fernandes, sócio-diretor da ISV, detalha como surgiu a ideia de apostar na reformulção do Fla Memoria junto ao Clube:

Comitiva do Fla na Argentina Foto: Divulgação

“O Flamengo vinha buscando um parceiro para renovar e ampliar o Fla Memória. Um sonho antigo de seus sócios e sua torcida. A ISV, em parceria com a MUDE S.A, já vinha desenvolvendo o projeto do museu itinerante do FC Barcelona, quando conhecemos o diretor de Patrimônio Histórico do Flamengo, Daniel Rosenblatt, e iniciamos juntos com o clube, o projeto de transformação do Fla Memória, afirma.”

Inspirado nos museus e exposições permanentes de clubes mais visitados do mundo, como Juventus, Real Madrid e Barcelona. O Fla Memória se prepara para trazer ao Brasil tecnologia e áreas de interatividade inéditas no país. O projeto contempla 15 áreas temáticas que fazem uma verdadeira viagem pela história do Clube. Da origem no Remo até as galerias de troféus, passando por áreas de interatividade com o atual elenco e ídolos históricos, com destaque para uma ala dedicada exclusivamente ao craque Zico.

Além de um enorme impacto de exposição de marca e mídia expontânea, o Fla Memória gerará receita ao Clube através de royalties. O modelo comercial construído prevê um balanço de receita para viabilizar a parceria entre as empresas e o clube, o que representará uma receita para o Flamengo, significativamente maior que a receita percebida pela operação atual. O Fla Memória seguirá o que se pratica em outras operações similares pelo mundo, de forma a privilegiar também a visibilidade e retorno para as marcas que se associarem ao projeto através das diferentes formas de patrocínio que estão elaboradas.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/projeto-de-novo-museu-do-flamengo-se-inspira-em-clubes-da-argentina-europa-fotos-22717332.html

Share this content: