Qualidade x Resultado: O grande dilema do futebol!

Salve, salve Nação mais linda do Mundo!

estou de volta para fazer uma análise um pouco mais abrangente sobre essa eterna questão envolvendo a forma de se jogar futebol atualmente. Sempre lembrando que esta é minha OPINIÃO, e que as discordâncias serão acolhidas e levadas em consideração SEMPRE! É fato que o DEBATE É SALUTAR!

Dito isso, entremos no tema. O que vale mais: jogar bem ou ganhar? O que preferimos: que o time ganhe com uma bola bandida, num lance de sorte casual ou perca a partida apresentando um bom futebol? Será que conseguiríamos ganhar jogando bem? Ou seria melhor ganhar de qualquer maneira, mesmo abdicando do futebol bem jogado? Estes são questionamentos que devem ser analisados sob várias óticas, sempre com muita tranquilidade, pois é quase tão difícil solucionar quanto descobrir o “SEGREDO DE TOSTINES” (vende mais por que está sempre fresquinho, ou está sempre fresquinho porque vende mais?).

Percebo que o brasileiro está matando o seu futebol. Digo isso de acordo com as observações feitas como um todo, detectando que o problema é, quase sempre, originado nas escolinhas, onde se privilegia o físico da garotada à qualidade dos pequenos no trato com a bola e lugar em que a premissa básica adotada deveria ser o bem-estar e a diversão da criança. Sim, DIVERSÃO!!! A molecada deve ser FELIZao praticar futebol! Até os 11, 12 anos, a garotada deveria saber o mínimo necessário de técnica e tática; apenas conceitos fundamentais de organização em bloco e nada mais aprofundado. Nesse início seriam repetidos à exaustão os movimentos básicos de passes, dribles, lançamentos, cabeceio, e finalizações, para que os meninos chegassem às divisões superiores com o mínimo necessário para começarem a se tornar jogadores de fato.

É lógico! Acredito que essa opção pelo futebol de resultados seja baseada em vários pilares, dos quais destaco os mais evidentes: 1. medo dos treinadores em perder seus cargos; 2. avanço da exigência física do futebol moderno; 3. cultura de que o time vencedor é o de maior valor (sendo o segundo o primeiro dos últimos) e, o principal deles: 4. a degradação moral e a falta de visão administrativa e esportiva dos mandatários (CBF, Federações e Clubes), cujos quais corroboram de forma acintosa para que continuemos empobrecendo a forma de jogarmos, diminuindo gradativamente nossa safra de bons jogadores e nos distanciando cada vez mais do protagonismo do futebol mundial.

Acho que devemos reformular TUDO! SEM EXCEÇÕES!!! Mas pra colhermos frutos num futuro próximo, deveríamos começando mexendo na base. Incutiríamos na cabeça dos responsáveis pela formação dos atletas a importância de se primar pela qualidade em detrimento à força. Lembram do início de carreira de nosso eterno ídolo Zico! No futebol de hoje ele, franzino, o Galinho nem passaria nas peneiras. Peneiras essas onde os goleiros e zagueiros devem ter altura mínima e os jogadores de meio compleição física avantajada! O que é isso!? O que estamos fazendo!? Deixem os meninos se divertirem e escolham OS MELHORES!!!

O futebol tem de ser prazeroso na infância e no começo da adolescência para que os garotos tomem gosto por ele. Deixem nossos rebentos sonharem em ser como Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo. Assim como outrora sonhávamos em ser como Pelé, Zico, Maradona. O resultado dessas opções está sendo visto por todos, em todos os jogos, todos os dias!!! Para ilustrar o que digo, tomem como exemplo a dificuldade absurda dos jogadores atuais em acertar um chute que vá na direção ao gol. Galera, são 2,44m por 7,32m, o que dá 17,86m²!!! É muito grande! Enorme!! Gigantesco!!!

Mesmo analisando e pesando as diversas vertentes, fica a dúvida: Jogar bem ou ganhar? Respondo com uma pergunta: as duas opções não podem se fundir? É obvio que SIM!!! Nada melhor do que ganhar jogando bem! É perfeitamente possível essa dualidade. Não se trata de utopia, é realidade. Ou vocês acham que ‘Pep Guardiola, José Mourinho e Jorge Sampaoli são mágicos? Não são e nunca serão! São INTELIGENTES!!! ESTUDIOSOS!!! É só olhar com um pouco de atenção os times que esses caras montam. Claro, a qualidade de lá não se compara… óbvio! Mas tem muitos técnicos por lá que, com a mesma ou maior qualidade em seus elencos, montam times limitados, pra lá de decepcionantes e aquém dos potenciais imaginados.

Dizem ainda que o futebol mais antigo era técnico e que o atual é físico. DISCORDO TOTALMENTE!!! O futebol SEMPRE foi decidido pela inteligência. SEMPRE!!! E SEMPRE SERÁ!!! Cada vez mais o futebol é definido pela capacidade intelectual do jogador, pois a diferença física alcançou um patamar de equidade nunca antes imaginado. TODOS correm igual. E onde há equilíbrio de forças, a capacidade de raciocínio se faz necessária para que uma equipe logre êxito nas partidas, cada vez mais decididas no detalhes.

Devido a este pensamento, podem até tentar me convencer, de todas as formas possíveis, que ganhar é mais importante do que jogar bem. Mas sempre lhes direi, meus amigos: NUNCA! E serei sempre peremptório ao defender este ponto de vista! Pois se temos a certeza de que o trabalho está sendo feito de forma correta, acreditamos que sempre disputaremos os títulos dos torneios e campeonatos dos quais entramos; ao passo que, quando ganhamos apresentando um futebol de resultados, demoraremos demais a contar novamente com a sorte para triunfarmos.

Convido então o leitor a fazer uma reflexão tomando por base a equipe do quintal de nossa casa. Analise com um pouco mais de carinho o nosso querido e amado Mengão. Compare o Flamengo de hoje com o Flamengo de 2009. Não só elenco por elenco, peça por peça, mas de uma maneira geral, levando em conta diretoria e planejamento de futebol. Depois reflita coerente e imparcialmente sobre a análise.
Se ainda acha que os resultados que “caem em nosso colo” (vide Copa do Brasil de 2013) são mais importantes, respeitarei a sua opinião. MAS PIOR PARA O FUTEBOL!!! PIOR PRO MENGÃO!!!Convido-os a lançarmos o movimento: MENGÃO: FUTEBOL QUALIDADE TOTAL!!! E, com certeza ABSOLUTA, disputaremos 10 em 10 títulos disputados.

Saudações Rubro-Negras a todos!!!
O FLAMENGO SIMPLESMENTE É!!!

Fabio Monken

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/09/qualidade-x-resultado-o-grande-dilema-do-futebol/

Share this content: