Gabigol caminha de forma lenta e gradual no processo de recuperação para voltar a jogar pelo Flamengo. Mas quando o artilheiro rubro-negro estarà novamente à disposição da equipe e do técnico Dome?

Segundo O GLOBO apurou, a volta não acontecerá tão cedo. Após as primeiras semanas de tratamento, o prazo de retorno esperado, de um mês, foi ampliado, em função do inchaço no tornozelo direito machucado.

O jogador torceu o local no jogo com o Del Valle, pela Libertadores, dia 31 de setembro, após pisar em falso no gramado do Maracanã. Desde então, precisou usar muletas, para evitar pisar o pé no chão.

No Ninho do Urubu e em casa, iniciou tratamento em três períodos. Mas as primeiras impressões da comissão técnica levaram a uma cautela maior para que cada fase da recuperação fosse cumprida. Até pela região ser sensível a outras lesões mais leves nos últimos meses.

Essa semana, Gabigol tem revezado tratamento na fisioterapia com trabalhos específicos no campo. Também há uma sessão de fortalecimento da região em casa. No CT, o atleta ainda está acompanhado de fisioterapeutas, que realizam testes para avaliar passo a passo a evolução dos movimentos e da carga sobre o tornozelo.

O panorama praticamente confirma a ausência do atacante no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, na quarta-feira, dia 28, em Curitiba. E há dúvidas para a volta no Maracanã na semana seguinte.

Gabigol ainda precisa iniciar a transição para a parte física propriamente dita, com trabalhos mais intensos na musculação, primeiro, e depois no campo. Em seguida, migrará para as atividades com bola mais leves.

As próximas fases devem levar de 10 a 15 dias, antes de o jogador ser integrado ao elenco. Com isso, será preparado para estar 100% nas oitavas de final da Libertadores, contra o Racing, dia 24 de novembro, daqui um mês. Até lá, Pedro é o substituto natural.