Que monstro nos espera na janela?

O Flamengo, ano após ano, tem montado seu elenco de modo a estar mais forte toda temporada. Aquela máxima do Bandeira de que o time de 2016 era melhor do que o de 2015, que era melhor que o de 2014, que era melhor que o de 2013, parece cada dia mais verdadeira.

Analisando o nosso histórico vemos que, desde 2014, temos contratado na janela de Junho-Julho, os nossos principais jogadores do ano. Foi assim com Canteros em 2014, com Guerrero em 2015 e com Diego em 2016.

Para falarmos dessas contratações da janela, precisamos abrir mão da perspectiva anacrônica que podemos ser tentados a fazer. Ou seja, pode até ser que o Canteros de 2015 não tenha ido bem, mas em 2014 era o nosso principal “meia”. Lembrando que naquele ano tínhamos Elano, bastante criticado durante o brasileiro com seu amigo André Santos, Lucas Mugni e Matheus Bebeto. Entendo que esta contratação encontre alguma resistência da parte de algum leitor para falar do melhor jogador do ano, mas a alternativa é o ótimo Eduardo da Silva que não foi titular incrivelmente. Não precisamos nos ater a esta janela em especial.

No ano seguinte a contratação bombástica do peruano Guerrero ganhou hit musical, embora depois a desorganização tenha tomado o time e o ano tenha terminado mal. É inegável que o peruano tenha participado mais efetivamente do time que ia muito mal no campeonato.

2016 ainda está vivo na memória e a chegada de Diego mudou completamente o patamar da equipe. Com organização e liderança, o meia, dono do sorriso de Thigu Soares, nos levou mais longe do que o bipolar torcedor pensava.

2017 está em desenvolvimento. A verdade é que podemos até já ter feito a contratação adiantada. Os candidatos a destaque são Berrio e Conca, porque não? Até porque o time está tão redondinho e com boas peças de reposição, que mal se pode pensar em que posição falta algo. Um zagueiro rápido, procurado no ano passado e não encontrado, seria interessante, mas a contratação desta peça em especial me parece um tiro no pé. Talvez se Réver não renovar. Mas subir Denner, que atualmente está machucado, me pareceria a melhor solução. Quem será? Será que a subida do monstrinho Vinícius Jr. serviria como tal? Não será Podolski. Já está acertado com o Vissel Kobe do Japão. No cenário internacional até tem alguns nomes já citados em outras colunas, mas não parece que faria bem à equipe que já tem sete estrangeiros.

O patamar cresce anualmente, o que indica que até Julho poderemos ter uma grata surpresa em nosso plantel já recheado. Quem você acha que pode pintar? O certo é que o costume do Flamengo de contratar nesta janela, aliado a uma possível grande campanha na libertadores, mais o sócio torcedor que está crescendo cada vez mais, podem dar a resposta que a gente sonha, E você, sonha com quem? Vamos conversar aqui nos comentários.

Anderson Alves, O otimista.
Follow @andersonroch

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/03/que-monstro-nos-espera-na-janela/

Share this content: