| Futebol

Quinteto de ferro: só Renê, do Sport, e quatro goleiros atuaram nos 31 jogos

Vanderlei, do Coxa, é o líder geral em minutos jogados. Já entre os atletas de linha, Conca é o único não defensor no Top 10 e Ganso é quem mais jogou pelo São Paulo

  1. JOGADORES DE LINHA QUE MAIS ATUARAM
  2. goleiros que mais atuaram
  3. os mais atuantes de cada clube
Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)


A maratona de jogos do Campeonato Brasileiro, mesclada a outras competições como a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, costuma causar uma série de desfalques. Além dos lesionados, há também suspensões e convocações, e torna-se um desafio que os jogadores passem toda a competição aptos a jogar. Por isso, depois de 31 rodadas, o Espião Estatístico contabiliza um seleto grupo de cinco jogadores que podem dizer que participaram de todos os jogos, e apenas um não é goleiro: o lateral-esquerdo Renê, do Sport. Os outros quatro que jogaram todos os jogos são Vanderlei (Coritiba), Fábio (Cruzeiro), Magrão (Sport) e Danilo (Chapecoense).

No quesito minutos jogados, o quinteto que esteve em todos os 31 jogos também domina. Vanderlei (Coritiba), com 49h22min, é o jogador com mais tempo em campo no Brasileirão 2014 até o momento. Ele é seguido por Fábio (Cruzeiro), com 49h13, Magrão (Sport), com 49h12, e Danilo (Chapecoense), com 49h11. Renê aparece em quinto no geral, com 48h11min.

Caceres e Rene Flamengo e Sport (Foto: Getty Images)Renê, do Sport, é o único jogador de linha que disputou todas as 31 partidas (Foto: Getty Images)


01

JOGADORES DE LINHA QUE MAIS ATUARAM

Numa relação só de jogadores de linha, outros laterais-esquerdos também se destacam. Entre os quatro primeiros em minutos jogados, três são da posição. Além do líder Renê (Sport), figuram o segundo colocado Fabrício (Internacional) e o quarto Fábio Santos (Corinthians), que é superado pelo volante Jean (Fluminense). Na lista dos dez jogadores de linha com mais tempo em campo até a 31ª rodada aparecessem também quatro zagueiros.

Jogadores mais ofensivos são raridade entre os que mais atuam. Não fosse pela presença de Darío Conca (Fluminense) não haveria nenhum meia nem nenhum atacante na lista dos dez primeiros.O argentino é o quinto colocado, com 46h24min jogados até o momento no Brasileirão 2014 e só ficou de fora da partida da 24ª rodada, contra o Grêmio, quando estava suspenso. 

Confira a lista exclusiva dos jogadores de linha que mais atuaram:

Tabela Espião Estatístico Jogadores que mais atuaram no Brasileiro 2014 até a rodada 31 (Foto: Editoria de Arte)







01

goleiros que mais atuaram

Em nove dos 20 times, o líder de tempo em campo é o goleiro. Entre as exceções estão, por exemplo, o Botafogo, que costuma ter Jefferson e Andrey convocados para as seleções principal e olímpica, e o Palmeiras, que revezou vários jogadores na posição após a lesão de Fernando Prass. Perto de encerrar a carreira, Rogério Ceni (São Paulo) é o sétimo goleiro com mais minutos jogados até aqui. Ele só não participou de duas partidas, contra Coritiba e Corinthians, nas rodadas 22 e 24, quando tratava uma tendinite no joelho esquerdo.

Tabela Espião Estatístico Goleiros que mais atuaram no Brasileiro 2014 até a rodada 31 (Foto: Editoria de Arte)


01

os mais atuantes de cada clube

ganso jean  sao paulo x fluminense (Foto: Marcos Ribolli)Ganso é o jogador de linha do São Paulo com mais minutos jogados na Série A 2014 (Foto: Marcos Ribolli)


Alguns times, que sofreram mais com lesões, suspensões, convocações ou mesmo cujos treinadores promoveram um revezamento maior entre os titulares, têm poucos jogadores com uma quantidade de minutos ou de jogos expressiva. O maior exemplo é o Atlético-MG.

O Galo chegou a ter mais de uma dúzia de desfalques em algumas rodadas e viu-se quase forçado a usar muitos atletas. O reflexo é que, tirando o goleiro Victor, que fez 27 partidas (confira a relação exclusiva dos goleiros acima), o jogador que mais atuou foi o zagueiro Leonardo Silva, por 33h28min, em 21 jogos, números relativamente baixos quando comparados aos mais atuantes dos outros 19 clubes.

Nessa lista dos jogadores de linha mais atuantes de cada time, também dominam os defensores: são sete zagueiros, seis laterais e quatro volantes. As três exceções são os atacantes Henrique (Palmeiras) e Dinei (Vitória) e o meia Paulo Henrique Ganso (São Paulo), que não costuma ser lembrado como um jogador muito participativo, mas no que diz respeito a tempo passado em campo, é o líder de seu time, sem considerar o goleiro Rogério Ceni (veja abaixo os líderes por equipe entre os jogadores de linha).

Tabela Espião Estatístico Jogadores de cada time que mais atuaram no Brasileiro 2014 até a rodada 31 (Foto: Editoria de Arte)

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Bruno Marques, Eduardo Souza, Igor Gonçalves, Leandro Silva, Pedro Lopes, Pedro Venâncio, Roberto Teixeira e Valmir Storti.

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.