O Flamengo foi eliminado da Libertadores de 2020 ao ser batido nos pênaltis para o Racing, da Argentina, no Maracanã. É doído dizer isso, mas não chegar a ser uma novidade o fato de o Rubro-Negro dar adeus às competições quando precisa ir para a marca da cal. Desde 2017, o clube precisou ir para oito disputas e foi eliminado em 75% das vezes.

Apenas neste ano, foram duas disputas e duas eliminações — além da queda para o Racing, também foi superado pelo Fluminense na decisão da Taça Rio. Em 2019, o torcedor rubro-negro se lembra da importante classificação diante do Emelec, nas oitavas de final da Libertadores, mas também caiu para o Athletico, nas quartas de final da Copa do Brasil daquele mesmo ano.

Além do já citado Emelec, o Rubro-Negro venceu apenas mais uma disputa de pênalti nos últimos quatro anos: diante do Vasco, na final da Taça Rio do Campeonato Carioca de 2019, quando atuou com uma equipe reserva — contando apenas titulares, o número de eliminações para 85%.

Relembre as disputas de pênalti

  • Flamengo 1 (3) x (5) 1 Racing, Libertadores de 2020: Após dois empates por 1 a 1, Flamengo e Racing decidiram nos pênaltis a vaga às quartas de final da Libertadores. Com defesa de Arias na cobrança de Arão, os argentinos deixaram o Maracanã festejando a vaga.
  • Flamengo 1 (2) x (3) 1 Fluminense, Taça Rio de 2020: O Fluminense desbancou o favoritismo do Flamengo e, após empate em 1 a 1, conquistou a Taça Rio. Na disputa de penalidades, Nenê, Hudson e Pacheco converteram para o time tricolor, enquanto Dodi e Michel Araújo desperdiçaram. Pela equipe rubro-negra, apenas Gabigol e Pedro converteram. Léo Pereira chutou para fora, e Willian Arão e Rafinha pararam em Muriel.
  • Flamengo (1) 1 x 1 (3) Athletico, Copa do Brasil de 2019: Após 1 a 1 no tempo normal, o goleiro Santos garantiu a classificação do Athletico ao pegar cobranças de Diego e Everton Ribeiro. Vitinho também desperdiçou.
  • Flamengo (4) 2 x 0 (2) Emelec, Libertadores de 2019: Após vencer por 2 a 0 no tempo normal, o Flamengo avançou às quartas de final com uma defesa de Diego Alves e uma bola no travessão.
  • Flamengo 1 (3) x (1) 1 Vasco, Taça Rio de 2019: O Flamengo foi buscar o empate com Arrascaeta aos 48 minutos do segundo tempo, levou para os pênaltis e conquistou o troféu. Vitinho, Arrascaeta e Uribe converteram para o Flamengo. Apenas Danilo Barcelos fez para o Vasco.
  • Flamengo (2) 3 x 3 (4) Fluminense, Taça Guanabara de 2017: Em jogaço eletrizante, Fluminense e Flamengo ficaram no empate em 3 a 3 no tempo normal. Nos pênaltis, o time das Laranjeiras levou a melhor, ganhou por 4 a 2 e foi campeão.
  • Flamengo 0 (3) x (5) 0 Cruzeiro, Copa do Brasil de 2017: O gol não saiu no tempo normal, mas o grito do torcedor cruzeirense foi solto nos pênaltis no Mineirão: o Cruzeiro fez 5 a 3 e pode comemorar o pentacampeonato da Copa do Brasil.
  • Flamengo 1 (4) x (5) 1 Paraná, Primeira Liga de 2017: Com empate no tempo regulamentar, após um gol de pênalti de Éverton Ribeiro e uma falta bem cobrada por Renatinho, a vaga da semifinal foi definida nas penalidades máximas. A estrela do goleiro Richard brilhou e, já nos alternados, ele segurou a cobrança de Lucas Paquetá, para colocar o Tricolor na próxima fase da Primeira Liga.