| Futebol

Raio-X: Junior Barranquilla

Tudo que você precisa saber sobre o adversário do Flamengo na Conmebol Sul-Americana

flameng - Raio-X: Junior Barranquilla

Foto: Alfonso Súarez/Junior Barranquilla

Preparando-se para mais um grande desafio na Conmebol Sul-Americana, o Flamengo terá pela frente um difícil adversário. Vindo da Colômbia, o Junior Barranquilla chegou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (21) já visando o confronto de quinta, às 21h45, contra o Mais Querido. O duelo, que está marcado para o Maracanã, é válido pela fase semifinal da competição.

O Junior de Barranquilla foi fundado em 1924 e é o terceiro clube mais antigo da Colômbia, figurando a lista dos tradicionais times do país. Berço de jogadores como Carlos Valderrama, líder de uma das melhores campanhas da Seleção em 1990, o Junior é detentor de sete títulos nacionais.

A equipe está localizada em Barranquilla, ao norte do país. A cidade tem cerca de dois milhões de habitantes e é uma das mais populosas do país. O local está no nível do mar. 

Campanha na Conmebol Sul-Americana
Situado em uma cidade que respira futebol, o Barranquilla teve campanha de desafios na Conmebol Sul-Americana. Iniciando o torneio já na segunda fase, a equipe enfrentou o também colombiano Deportivo Cali, passando nos pênaltis por 3 a 2 em casa depois de dois empates por 1 a 1. Já nas oitavas de final, eliminou o Cerro Porteño, empatando fora por 0 a 0 e vencendo no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez por 3 a 1.

Nas quartas de final, o colombiano foi a Recife e venceu o brasileiro Sport por 2 a 0. Na Colômbia, o placar ficou em 0 a 0. Com isso, o caminho do Junior Barranquilla cruzou com o do Flamengo.

Ao todo, o time tem duas vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. Foram sete gols marcados e três sofridos.

Curiosidades na competição
O Junior Barranquilla tem seis jogos contra equipes brasileiras na Conmebol Sul-Americana, sendo eles contra Internacional em 2004 (uma derrota e um empate), Chapecoense em 2016 (uma vitória e uma derrota) e Sport este ano (uma vitória e um empate).

Em três participações anteriores na competição, a equipe colombiana foi eliminada por brasileiros duas vezes. A primeira nas quartas de final pelo Internacional em 2004, depois pela Chapecoense na mesma fase em 2016.

Destaques da equipe
Os artilheiros do time na Conmebol Sul-Americana são Yimmi Chará e Yony González, ambos com dois gols. Ovelar, Luis Díaz e Téo Gutiérrez também marcaram um gol cada.

Sebastián Vieira é o goleiro capitão da equipe colombiana, sendo uma das referências. Além dele, outro nome de destaque é o atacante Téo Gutiérrez, peça importante da Seleção e conhecido por atuar em outros países como Turquia e Portugal. Yimmi Chará é o artilheiro do Barranquilla e foi a contratação mais cara da liga nacional.

O zagueiro Jonathan Ávila, titular da defesa do Junior, fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo e não estará disponível para a partida. Jefferson Gómez e Deivy Balanta, também defensores, estão lesionados.

Momento atual
Atualmente, o clube está classificado para as quartas de final do Campeonato Colombiano e enfrentará o América de Cali no dia 27 de novembro. O Junior foi líder na primeira fase da competição e é treinado pelo uruguaio Julio Comesaña. No último dia 8, o clube venceu a Copa Águila ao derrotar o Independiente Medellín por 2 a 0 na final e garantiu vaga na Conmebol Libertadores de 2018.

Somando todas as competições disputadas em 2017, o Junior tem 62 partidas, 31 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, além de 85 gols marcados e 51 sofridos.

Reencontro
O primeiro encontro entre as equipes foi em 29 de março de 1984, quando o Mais Querido foi ao Estádio Romelio Martínez, na Colômbia, para encarar o Junior na primeira fase da Copa Libertadores da América. Com gols de Edmar e Tita, o Flamengo saiu com a vitória por 2 a 1.

No Maracanã, no dia 10 de maio de 1984, o Rubro-Negro novamente se destacou e, com três gols de Edmar, venceu por 3 a 1 na primeira fase da Copa Libertadores.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/26421/raio-x-junior-barranquilla

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.