| Futebol

Ranking de público: top 4 mantém o domínio, e São Paulo chega ao topo

São Paulo, Corinthians, Flamengo e Cruzeiro se destacam pelo segundo ano consecutivo como mandantes que mais atraem torcedores no Campeonato Brasileiro

Entre 2013 e na atual temporada, o topo do ranking de melhores médias de público do Brasileirão passou por uma troca de posições, mas não de protagonistas. No ano passado, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e São Paulo despontaram como mandantes que mais atraíram torcedores para os estádios. Os meses se passaram, um novo Campeonato Brasileiro foi iniciado, e os quatro clubes seguem como os mais atrativos da competição nacional. A diferença é que, desta vez, o Tricolor paulista assumiu o topo do ranking, e a Raposa caiu para o quarto lugar.

média de público do Campeonato Brasileiro Série A (Foto: Arte/GloboEsporte.com)

O Cruzeiro liderou o ranking de 2013, com média de 28.911 pagantes por jogo. O Corinthians, ainda com o Pacaembu como casa, teve 24.441, número superior a Flamengo e São Paulo, terceiro e quarto colocados, respectivamente, cada um com aproximadamente 23 mil torcedores.

Neste ano, o São Paulo deixou o Cruzeiro para trás e assumiu a liderança do ranking: atrai em média 28.110 torcedores por jogo. A Raposa, mesmo na liderança da Série A e com sete pontos de diferença para o segundo colocado, é o único time deste G-4 a apresentar queda. Passou para 26.456 e foi superada também por Corinthians e Flamengo. Os dois aumentaram sua média. O Alvinegro tem agora 27.800, e o Rubro-Negro, 27.138. A média geral do Brasileirão também apresenta uma tendência de crescimento, passando de 14.951 (contabilizadas 38 rodadas) para 15.774 (contabilizadas 31 rodadas).

saiba mais
  • Confira o ranking e as partidas de maior e menor público no Brasileirão 2014
  • Confira o ranking e as partidas de maior e menor público no Brasileirão 2013

Dos cinco jogos com maior público, dois pertencem ao São Paulo (inclusive o recorde, 58.627 pagantes), dois ao Cruzeiro e um ao Flamengo. O Corinthians, que atua em um estádio com capacidade menor do que os de seus concorrentes, possui uma taxa de ocupação maior do que a deles. Em média, 65% dos seus assentos estão ocupados (contra 45% dos são-paulinos, 43% dos cruzeirenses e 40% de flamenguistas). Neste quesito, porém, a liderança é do Atlético-MG, com 70% de ocupação.

Se o topo da lista tem os mesmos protagonistas, as últimas colocações contam com novos personagens. Neste ano, o Z-4 é formado por Goiás (6.655), Figueirense (7.646), Santos (8.560) e Criciúma (9.632).

No ano passado, as piores médias pertenceram a Portuguesa (4.842), Ponte Preta (6.414), Internacional (7.234) e Atlético-PR (8.772). Colorado e Furacão, no entanto, mandavam jogos longe de seus tradicionais domínios, já que o Beira-Rio e a Arena da Baixada estavam em obras para a Copa do Mundo. Os outros dois times foram rebaixados.

torcida, São Paulo x CSA (Foto: Marcos Ribolli)São Paulo é clube com melhor média de público da Série A (Foto: Marcos Ribolli)



Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.