Recurso de Paolo Guerrero pode demorar até oito meses para ser julgado no CAS

A defesa do atacante Paolo Guerrero, do Flamengo, já informou que irá recorrer da decisão da Fifa de suspender o jogador por um ano, após ele ter sido flagrado no exame antidoping para benzoilecgonina, um metabólito da cocaína e da folha de coca. Porém, o julgamento do processo na Corte Arbitral do Esporte (CAS) pode levar até oito meses para julgar o recurso. Os advogados do peruano terão um mês para apresentar a defesa.

“Normalmente, o processo no CAS demora de sete a oito meses, um recurso normal. Mas existe a possibilidade de fazer um julgamento mais rápido em razão das circunstâncias do caso, o CAS é sensível a esse tipo de problema. Então é possível que em um, no máximo dois meses já tenhamos uma resposta definitiva do CAS", disse o advogado Luciano Hostins, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDA), no programa “Bate-Bola Bom Dia”, da ESPN Brasil.

Hostins defendeu a campeã olímpica Maurren Maggi em um caso de doping em 2003, quando a então atleta foi flagrada pelo uso de clostebol. Ela ficou suspensa por dois anos. Segundo o presidente do TDA, é possível que o Flamengo possa entrar com um processo de ressarcimento com a perda de Guerrero, desde que seja comprovada a responsabilidade de alguém.

“Depende por parte de quem, quem foi o responsável pela ingestão e quem entregou para ele. É preciso ter uma apuração para impor uma responsabilidade. Você tem um caso de doping, tem um resultado analítico adverso. Juridicamente, é possível entrar com processo e pedir esse ressarcimento. Mas tem que ver o grau de responsabilidade e a quem pertence", disse o advogado ao canal de TV.

O atacante Paolo Guerrero foi condenado a um ano de suspensão por doping para benzoilecgonina, um metabólito da cocaína e da folha de coca. O veredito da Fifa foi anunciado nesta sexta-feira, referente a julgamento que aconteceu no dia 30, em Zurique, na Suíça. O teste positivo foi realizado após o confronto da sua seleção contra a Argentina, pela Eliminatórias da Copa, em outubro.

Esse é o resultado do julgamento em primeira instância. A defesa do jogador vai recorrer à Comissão de Apelação, na Fifa, para que não perca a disputa da Copa do Mundo, que começa no dia 14 de junho, na Rússia. Ele também pode não jogar mais pelo Flamengo, já que seu atual contrato termina em agosto.

Guerrero e sua defesa receberam com extrema surpresa e decepção o resultado publicado pela FIFA punindo o atleta com um ano de suspensão mesmo reconhecendo que o jogador não faz uso de cocaína. As provas são contundentes e somadas à baixíssima concentração do metabólito comum à folha de coca não justificam em nenhuma hipótese essa decisão.

"Vamos recorrer até a última instância em busca de justiça e em prol do Jogo Limpo e do Esporte Justo", disse o advogado Bichara Neto.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/recurso-de-paolo-guerrero-pode-demorar-ate-oito-meses-para-ser-julgado-no-cas-22166882.html

Share this content: