Redação SporTV: pesquisa mostra segundo time dos torcedores brasileiros

Redação SporTV: pesquisa mostra segundo time dos torcedores brasileiros

Redação SporTV apresentou, nesta terça-feira, uma análise de torcidas diferente. Pesquisa feita por Ibope e Repucom perguntou qual o primeiro e o segundo time dos torcedores brasileiros. O resultado indica clubes que recebem a simpatia de pessoas que torcem prioritariamente por outras equipes.

Os dados, coletados por telefone em 6.006 domicílios entre junho e agosto de 2017 com pessoas acima de 16 anos, foram mostrados no Redação por Rodrigo Capelo, do blog Época Esporte Clube. A pesquisa pega um universo de torcedores que colocam determinado clube como seu primeiro ou segundo time.

Entre os clubes da Série A, Grêmio e Inter, com 14% cada, foram os menos citados como segunda opção – e, consequentemente, os mais apontados como primeiro time, por 86%. Chapecoense e América-MG, pelo contrário, são os mais citados como segunda equipe do coração – 77% e 93%, respectivamente.

Flamengo e Corinthians, os clubes mais populares do Brasil, apresentam dados parecidos. No universo de rubro-negros, 81% o colocam como primeiro time, e 19% como segundo; no Timão, são 82% e 18%.

– Dentro dos torcedores do Flamengo, 83% o têm como primeiro time e 17% como segundo. Isso nos ajuda a derrubar alguns mitos, como que o Flamengo só tem a maior torcida do Brasil porque tem muitos simpatizantes – explica Capelo.